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quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Valores: Os Fundamentos da Construção de Uma Marca



Por Maurício A Costa*



“O homem gosta de acreditar-se senhor da sua alma. Mas enquanto for incapaz de controlar seus humores e emoções, ou de tornar-se consciente das inúmeras maneiras secretas pelas quais os fatores inconscientes se insinuam nos seus projetos e decisões, certamente não é seu próprio dono” (Young, Carl Gustav - 'O Homem e Seus Símbolos' -Pág. 83 - Ed. Nova Fronteira - Rio de Janeiro-RJ - 2002)
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Muito se tem falado sobre a construção da marca pessoal, e boa parte das matérias publicadas recentemente sobre o assunto, confunde o tema com a expressão marketing pessoal. Marca pessoal diz respeito a uma imagem real construída ao longo da existência por qualquer ser humano, com base em valores, que tanto podem ter características positivas (adequados aos padrões da sociedade), como negativas (aquelas criticadas por essa mesma sociedade).
Valores considerados positivos são aqueles que resultam da vitória do ser humano sobre seus ‘humores e emoções’, como a tolerância, a cordialidade, ou a serenidade, só para citar alguns; enquanto os valores tidos como negativos, são aqueles originados na impulsividade produzida pelos instintos animais que ainda carregamos latentes em nosso subconsciente, tais como a preguiça, a camuflagem (falsidade ou mentira na linguagem atual), e a ferocidade. É com base nesses valores, que iremos construir o conceito de nossas marcas pessoais.
Já o marketing pessoal pode ser definido pela forma como utilizamos esses conceitos em nosso benefício. Ou seja, construímos uma imagem ‘comercial’ elaborada a partir de valores que apreciamos, sejam eles negativos ou positivos; e assim, podemos nos ‘vender’ para o mundo como uma pessoa sensata, equilibrada e bem humorada; ou podemos ganhar fama e dinheiro com a imagem ou conceito de trapaceador. Naturalmente que não estamos discutindo aqui qual conceito é certo ou errado. Deixemos isso para ser tratado pela sociologia ou pelas religiões.

No universo empresarial, vamos encontrar marcas cujo conceito está sustentado pela ideia de preço baixo, embora isso possa significar qualidade duvidosa, pois marcas de alto valor agregado têm como maior atributo a somatória de características intangíveis, ‘valorizadas’ pelo consumidor como status, ou sofisticação. Em ambos os casos ocorre uma decisiva percepção de valores, atribuídos pelo consumidor, o qual estará disposto a pagar determinado preço para satisfazer sua apreciação pessoal. Luxo, conforto, segurança, modernidade, liberdade, cultura, poder, aventura, sedução, são alguns exemplos de valores que podemos apreciar com maior ou menor intensidade, a ponto de consciente ou inconscientemente sacrificar nossa existência por eles.
Na construção da nossa marca pessoal não é diferente. Precisamos ter plena ‘consciência’ dos valores nos quais acreditamos para construir um conceito claro diante dos demais à nossa volta. Para tanto, é imprescindível que nos sintamos ‘senhores de nossas almas’ na linguagem de Carl Jung; seguros de nossas escolhas, para formatar projetos que poderão ser decisivos para nossas vidas, tais como uma carreira profissional, um empreendimento financeiro ou um simples relacionamento.

Não importa se algumas decisões do passado foram equivocadas por imaturidade, ou se alguns caminhos, foram inadequadamente escolhidos por impulso como atalhos. O que conta é que nossa consciência seja ‘despertada’ para os valores com os quais nos identificamos. São esses valores e conceitos que conscientemente escolhemos como nossa ‘marca registrada’ que irão definir o roteiro da nossa história; e “só você tem o direito de escrever sua própria lenda”, ensina o mentor virtual. Esse pode ser o momento em que começamos a nos tornar donos de nós mesmos. Senhores (ou senhoras) do nosso destino.
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*Maurício A Costa é um obcecado por resultados, gerado pelo pensamento estratégico, focado em gente, inovação, e criação de valor agregado. Executivo com experiência internacional em empresas como a Kimberly Clark, Grupo Gerdau, Grupo Grendene/Vulcabrás e o Grupo Tecnol (Atual Luxottica); está disponível para participar da construção de marcas fortes, em organizações sérias, interessadas na identificação de novas oportunidades, na superação de desafios, e na melhoraria de resultados e rentabilidade.
No plano pessoal, é o idealizador do Projeto Mentor Virtual; organização comprometida com o despertar da consciência humana, a valorização da vida e o apoio à construção da marca pessoal. Suas palestras, seminários e workshop - presenciais, 'in-company', ou por vídeo conferência - estão disponíveis, sob consulta, para associações, universidades, escolas, ou empresas em qualquer região ou país, e poderão mudar a sua visão do mundo, e alavancar o potencial de sua equipe. Disponível também para atuar como 'Conselheiro' para Empresas, Empreendedores ou Executivos.

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