Translate The Blog - Click Here / Traduza o Blog - Clique Aqui

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A Velocidade das Mudanças


Por Maurício A Costa*


Vivemos um dos mais fantásticos momentos da nossa evolução. O processo criativo do ser humano alcançou níveis sem precedentes; permitindo-lhe avançar numa velocidade espetacular, em todas as direções possíveis do conhecimento e da informação. Vamos passo a passo, criando condições que permitem nos distanciar rapidamente do ser irracional de nossas origens, para nos tornarmos co-criadores de um Universo em constante evolução e expansão.

Em paralelo a essa alucinante caminhada na busca por tecnologias mais avançadas, deparamo-nos com aquilo que está tornando-se o mais delicado paradoxo do século XXI: Nossa capacidade para acompanhar a velocidade dessas mudanças! A mente humana está sendo exigida de forma avassaladora para um volume crescente de informações, que demanda uma quantidade de tempo cada vez maior. Por conta disso, planejar o próprio tempo, antes um trabalho simples, tornou-se uma tarefa árdua e crucial para desfrutar uma vida em equilíbrio.

A ausência desse planejamento para alguns, no entanto, tem gerado perturbadoras situações de stress continuado, provocado pela incômoda sensação de despreparo para lidar com esse excesso de informação que faz desencadear no corpo humano, inusitadas reações do sistema endócrino; a produzir hormônios de forma descontrolada, que podem eventualmente promover uma desordem física e mental, cuja conseqüência é a estafa; caracterizada por dores musculares, tensões, nervosismo, ansiedade, insegurança ou até enfermidades mais graves.

Para lidar com esse novo desafio, tornou-se imprescindível aprender a elaborar periodicamente nosso check-list estratégico; uma lista de tarefas e ações que julgamos importantes para o planejamento equilibrado do tempo que dispomos. Uma vez estabelecido esse roteiro, é fundamental definir sua ordem de prioridade. Esse critério irá orientar as atividades diárias de maneira racional e ao mesmo tempo gratificante; porque estará focada essencialmente naquilo que há de mais importante para nossos objetivos pessoais. Essa lista pessoal deve ser produzida de maneira sensata; adequada à nossa capacitação, ao nosso momento, e aos desejos mais profundos que carregamos sob a forma de sonhos.
Ao aprendermos a administrar nosso tempo disponível, passaremos a utilizá-lo mais adequadamente, podendo assimilar novas informações e novas tecnologias, que ampliam a base do conhecimento. Isso nos leva a compreender melhor o mundo à nossa volta, e a usufruir do conforto e da comodidade que a tecnologia nos oferece. Assim, ao invés de 'xingar' a falta de tempo para tudo, é imperativo aprender a usá-lo de forma sensata e organizada, de maneira a conseguir equilibrar a vida profissional/empresarial com a vida familiar, pessoal e social.

A evolução das espécies de qualquer natureza, inclusive a humana, nos mostra que os indivíduos de sucesso em seus respectivos grupos foram aqueles que aprenderam a adaptar-se mais rapidamente às mudanças percebidas em seu tempo. O desafio continua sendo o mesmo no momento atual, a diferença é que agora as mudanças estão acontecendo em ritmo alucinante o que nos obriga a usar o tempo de uma forma mais eficaz que nunca. Cada minuto vai ganhando importância extraordinária, em um mundo que viaja na velocidade do próprio pensamento; e nesse contexto, o tempo tornou-se nosso maior patrimônio. Aposte nisso.

_________________________________________________

*Maurício A Costa é Um obcecado por resultados, focado em pessoas, no pensamento estratégico e no valor agregado. Ex-Executivo/Diretor de empresas como a Kimberly Clark, Grupo Gerdau, Grupo Grendene/Vulcabrás e o Grupo Tecnol (Atual Luxottica). Idealizador/investidor inicial do Projeto Futura Biotech (Cosmecêuticos).
Está disponível para participar de Empresas sérias, que estejam interessadas em analisar novas oportunidades, melhorar resultados e aumentar rentabilidade.
Como autor e palestrante, está disponível para, conferências e workshop que poderão mudar a sua visão do mundo, e alavancar o potencial de sua equipe. 
Contatos: mauriciocosta@uol.com.br

2 comentários:

  1. Mas o que é o tempo, Mauricio?

    T. tudo que fica
    E. ente um olhar e
    M, mais uma despedida...
    P. pode ser eterno,
    O, ou, um breve momento.

    As mudanças desde os primórdios tempos sempre aconteceram. A diferença, é que eram transmitidas por maratonistas, a cavalos, carruagens, carros, dirigíveis, aviões, correis...Hoje, temos Veículos Tecnológicos; que entram em milhões de lares em poucos segundos. Não tenho nada contra quanto a velocidade dessas mudanças; pois propiciam a alavancagem das pequenas, médias e grandes empresas,

    Mas enquanto pessoa física, não vejo porque me deixar contaminar por esse "vírus".... Sinto saudades de receber "cartas" pelo Correi, que não sejam propagandas e nem contas a pagar. Sou daquelas que ainda prefere "um aperto de mão"; "olhos nos olhos"; "um abraço fraternal".

    Enquanto isso não acontece, vou harmonizando o meu 'tempo' tecnológico, dando prioridade à minha vida; a qual dedico mais "tempo".... Porque as mudanças não vão parar de acontecer... E eu, não vou parar de VIVER minha vida por conta disso!

    TEMPO... TEMPO...

    O tempo pode
    estar contido
    no curso de uma lágrima ou,
    nos ponteiros do relógio.

    O tempo pode
    estar contido
    no pulsar do seu coração ou,
    na dor de uma saudade.

    O tempo pode
    estar contido
    na simplicidade de olhar ou,
    na paisagem da eternidade.

    O tempo pode
    estar contido
    no calor de um abraço ou,
    no toque que se faz à alma.

    O tempo pode
    estar contido
    no seu próprio tempo... ou,
    há qualquer tempo.

    Você...
    Faz seu tempo!

    Por: Amarílis Adélio

    Um Abraço Mauricio... Por muito "tempo" rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. As mudanças acontecem numa velocidade impressionante. a cada instante. Ou estamos preparados ou não... O NÃO tem o seu preço...!!!!

    Este poema de Camões retrata bem o mundo contemporâneo em que vivemos.

    Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades

    Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
    Muda-se o ser, muda-se a confiança:
    Todo o mundo é composto de mudança,
    Tomando sempre novas qualidades.

    Continuamente vemos novidades,
    Diferentes em tudo da esperança:
    Do mal ficam as mágoas na lembrança,
    E do bem (se algum houve) as saudades.

    O tempo cobre o chão de verde manto,
    Que já coberto foi de neve fria,
    E em mim converte em choro o doce canto.

    E afora este mudar-se cada dia,
    Outra mudança faz de mor espanto,
    Que não se muda já como soía.

    Luís Vaz de Camões, in "Sonetos"

    Maurício ...Aquele abraço muito especial..... me desculpa pela não originalidade...

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar aqui as marcas de sua passagem...
Seus comentários serão sempre bem vindos.