Translate The Blog - Click Here / Traduza o Blog - Clique Aqui

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O Natural e o Místico



Por Maurício A Costa*




“Não há nada de sobrenatural, fantasmagórico ou mágico no mundo à sua volta; tudo é apenas o prodígio da própria vida, se revelando a cada minuto, numa sequência espetacular, em todas as direções para onde você voltar seus olhos” (O Mentor Virtual).

__________________________________


Nada mais característico do primitivismo humano que o seu apego ao sobrenatural. Tudo aquilo que ele não consegue entender ou explicar, e por qualquer razão extrapolar seu limitado conhecimento, irá rotular como misterioso; uma clara consequência das múltiplas interpretações e deturpações do conceito de sagrado; palavra originalmente utilizada para definir algo que merece reverência, e por se tratar daquilo que está acima da compreensão momentânea, ser respeitado como algo inviolável, que não se deve tocar, mexer, ou violar. O sagrado enfim seria o incompreensível para a mente, ainda que familiar para a alma.

Para desmistificar um pouco os conceitos de mente e alma, também tão deturpados ao longo do tempo pela humanidade, é importante que compreendamos a mente e a alma como partes integrantes de um corpo; e como tal, manifestações de substâncias autônomas em relação ao conjunto do qual fazem parte. Numa linguagem mais simples, seria como imaginar um processador (mente), atuando em um computador (corpo), acionado por um programa qualquer, ou software (alma), interligados para produzir determinado resultado ou efeito, em si mesmo, e no mundo a sua volta. Ou, de outra forma, sugere o mentor virtual: “Tal qual uma antena, aquilo que chamamos de alma é o ponto de contato entre o interior e exterior de cada ser, um extraordinário decodificador que proporciona a interação de linguagens distintas, visando utilizar todo o potencial disponível, muitas vezes ignorado”. E ao simplificarmos essa concepção, percebemos que não há nada de sobrenatural nisso.

Como nosso magnífico ‘software’, a alma, capta e sintetiza a essência de uma enorme quantidade de informação condensada, por viajar ao longo de infindáveis gerações através de nossos ancestrais, ela se identifica com o que lhe é familiar, e sinaliza isso por meio de ‘impulsos’ eletroquímicos ‘processados’ pela mente, a desencadear algo agradável no corpo. Quando, no entanto, a mente está diante de algo que desconhece, considera isso uma ‘anormalidade’; uma anomalia. Algo estranho que causa algum tipo de temeridade, por colocar em risco a existência do conjunto. Temor que nasceu da tomada de consciência que produziu sua autonomia em relação ao conhecimento, a gerar o poder de livre arbítrio, e que transforma a mente nesse insano ‘processador’ a realizar ininterruptas escolhas entre ‘o sim ou não’; ‘o isso ou aquilo’ ‘o certo ou errado’; ‘o bem ou mal’; ‘o seguro ou perigoso’. Graças a essa estupenda capacidade de elaborar os mais intrincados pensamentos e ideias, a mente se transformou numa complexa máquina de produzir deuses, demônios, fantasmas, e mitos de todo tipo.

O sagrado tem sua dimensão definida também pela grandiosidade. Tudo o que revela magnitude é visto como sublime. Um conceito abrangente que incorpora aquilo que é extraordinário, esplêndido, magnífico, e que desperta sentimentos nobres e elevados, por exceder a compreensão do que é material. Por tudo isso, a mente humana vai construindo um conceito superior de elevação; o divino que sintetiza o sagrado, desesperadamente procurado para se alcançar o máximo da perfeição e beleza.  E por se tratar de algo que está além do que se tem ou já é conhecido, passa a ser admirado e desejado com enorme entusiasmo.

Esse entusiasmo, entretanto, tem se transformado ao longo da existência humana, numa postura de fanatismo. Entusiasmo é um estado da alma, quando esta se extasia diante do belo. Um sentimento profundo de admiração fervorosa. Uma paixão a desencadear uma espécie de arrebatamento que produz inspiração e desejo de conexão. Já o fanatismo é a paixão levada ao extremo, produzindo um comportamento obsessivo que pode conduzir o indivíduo a atitudes de radicalismo e intolerância. E é desse fanatismo que se aproveita a maioria das seitas e religiões, radicalizando conceitos simples, para transformá-los em dogmas, que por sua vez se tornam regras, padrões e doutrinas esdrúxulas. A exaltação da alma, movida pelo espírito universal que lhe toca é algo absolutamente natural, nada tendo de incompreensível ou sobrenatural. Por isso, considero o sobrenatural uma crença absurda baseada em mistérios, desprovida de uma base racional; algo que foge à magnífica simplicidade das leis da natureza, mas explorada em meio à ignorância generalizada por discursos e pregações manipulativas.

O misticismo resultante dessa propagação indiscriminada deu origem a cerimônias, rituais, religiões, seitas, e organizações secretas de toda ordem; hoje presentes no mundo inteiro; e como sei que a essa altura do texto, o leitor pode estar conjecturando com seus botões, que o autor deste artigo seja um materialista, herege ou ateu, gostaria de lembrar que o revolucionário mestre, Jesus Cristo, seguido como um Deus por tantas religiões (que ele não criou), condenava ardorosamente tais rituais. Ele chegou a chamar de ‘sepulcros caiados’ aos sacerdotes que transformavam o sobrenatural em algo ameaçador para os ‘pequeninos’, ou ‘pobres de espírito’, por meio da manipulação. ‘Deus (a expressão da sabedoria), não quer sacrifícios e sim misericórdia’, dizia ele. Sua pregação estava focada na simplicidade, e por isso citava constantemente metáforas como ‘o reino dos céus é como um grão de mostarda, ou uma porção de fermento’, com o propósito de transmitir uma ideia da magnitude presente nas coisas mais simples. "Lamentavelmente, boa parte das religiões, desde seus primórdios, têm transformado o estupendo conceito de sagrado em algo sobrenatural e fantasmagórico, por conta de rituais de toda ordem. Um resquício do homem primitivo, que recém-saído da condição animal, em seus primeiros momentos de tomada de consciência, passou a temer a morte, incorporando a palavra medo em sua linguagem; distanciados dessa energia poderosa que o mundo chama de Deus"; sussurra ao meu ouvido, o mentor virtual, com absoluta naturalidade. “Quando você decide dar mais atenção ao universo à sua volta, percebe então como todas as coisas são simples”, ensina ele, complementando: “Até mesmo em lugares onde você não consegue enxergar, aí estará a vida se revelando”.

Não sou ateu, herege ou materialista; mas também não acredito em um Deus sobrenatural, tampouco humanizado, das religiões, e estou consciente de que a minha percepção daquilo que chamam de Deus é diferente. Por isso, quero reproduzir aqui uma das mais preciosas reflexões captadas pelas antenas da minha ‘alma’, em uma viagem que realizei pelos caminhos de Compostela no início deste século, em que bani para sempre muitos dos paradigmas místicos que envolvessem conceitos metafísicos desprovidos de concretude, e me afastassem do bom senso, da natureza e da racionalidade. Em momento de rara epifania, no qual ‘se vive a manifestação ou percepção da natureza, ou uma apreensão intuitiva por meio de algo simples e inesperado’, eu tive um dos primeiros ‘insights’ exteriorizados pelo mentor virtual, meu inseparável conselheiro interior, criado a partir do amálgama de tantos mestres do universo: "Deus não faz parte do sobrenatural. Esse é um paradigma construído pela mente humana. Em todos os livros sagrados não há uma só menção nesse sentido. Todas as alusões ao seu nome o traduzem como Amor, Energia, Força, Poder, Sabedoria. Princípios que regem e sintetizam a própria vida. Para experiencia-lo, feche os olhos e sinta-o em cada batida do seu coração".

Se compreendermos esse singelo conceito com clareza, e o aplicarmos às nossas vidas, iremos experienciar o poder verdadeiro dentro de cada um de nós. É essa energia que nos permite construir marcas fortes; sejam elas pessoais, ou empresariais. Separar o que é místico do que é natural nos faz perceber que viver o sonho ou ideal que trazemos na alma nada tem a ver com coisas sobrenaturais. Em cada um de nós, habita o poder que opera o querer e o realizar para uma vida saudável, a prosperidade, e a realização pessoal. Aposte nisso.
________________________________

*Maurício A Costa é Um obcecado por resultados, focado em pessoas, no pensamento estratégico e no valor agregado. Executivo/Diretor de empresas como a Kimberly Clark, Grupo Gerdau, Grupo Grendene/Vulcabrás e o Grupo Tecnol (Atual Luxottica). Foi o idealizador/investidor inicial do Projeto Futura Biotech (Cosmecêuticos).
Está disponível para participar de Empresas sérias, que estejam interessadas em analisar novas oportunidades, melhorar resultados e aumentar rentabilidade.
Como autor e palestrante, disponível para, conferências e workshop que poderão mudar a sua visão do mundo, e alavancar o potencial de sua equipe. Disponível também para atuar como 'Coaching' de Empresários ou Executivos.

Contatos: mauriciocosta@uol.com.br

3 comentários:

  1. REZA INFALIVEL PRA TRAZER AMOR DE VOLTA.?
    Clamo minhas Pombas Giras, vocês como mulheres sabem como uma mulher pode ferir o coração de um homen, não permitam que (CMO) fira meu coração, mas mostrem-me o seu poder e façam sua gira e afastem (CMO) de qualquer homem com quem ela esteja nesse momento, e se estiver que chame meu nome (cfs). Quero amarrar o Espírito e o corpo de (cmo), depois o quero amarrada e apaixonada por mim, quero que (cmo), fique dependente do meu amor, dos meus conselhos, da minha companhia, quero vê-la louca por mim, orgulhosa de mim, me desejando como se eu fosse a ultima pessoa da face da terra. Quero seu coração preso ao meu eternamente, que em nome da grande Rainha Maria Padilha, floresça este sentimento dentro de (CMO), deixando-a presa a mim!
    (CFA), 24 horas por dia, todos os dias do ano. A Pomba Gira Rainha Maria Padilha há de trazer (CMO) para mim, pois eu a desejo e a quera depressa. Pelos poderes ocultos, que ela comece a me amar a partir desse exato momento, e que (CMO) pense só em mim e, como se eu fosse a Única pessoa no mundo. Que ela, (CMO), venha correndo me encontrar cheio de desejos e texto, que ela não tenha sossego enquanto não procurar a mim, e Rainha Maria Padilha, eu te imploro para que traga (CMO), que ela me ame muito, venha mansa como um cordeiro e como eu desejo. E agradeço a ti Grande Rainha Maria Padilha e prometo sempre levar seu nome comigo. Oh! Poderosa Pomba Gira, mulher de Sete Exus, que ela, (CMO) esqueça e deixe de uma vez por todas outros amores e familha... E os que queiram nos afastar, todos os amigos. Que (cmo) desanime e esfrie para as outras pessoas principalmente que ela esteja em contato. Que ela, (CMO) se sinta sozinha, humilhada, envergonhada de tudo e por todos, e veja que fiel amor!
    Siga e companheira sou somente eu (CFS). Que (CMO) venha até mim!
    (CFS)e peça o meu amor. Oh! Linda e Poderosa Pomba Gira, mulher de Sete Exus, que nesse momento (CMO) não queira estar com mais ninguém, nem com seus amigos, a não ser eu. Que (CMO) fique só pensando em mim e como vai fazer para me fazer feliz. Preciso de um sinal, minha Rainha, um telefonema, qualquer contato, para eu saber se (CMO) está pensando em mim e que me quer. Tire-me dessa aflição. Que (CMO) fale comigo, que sinta saudades de mim e um tremendo medo de me perder. Você é forte e poderosa, Pomba Gira Maria Padilha, que sua Falange traga (CMO) aos meus pés, para não mais sair, e que venha correndo, que largue tudo, todos e só pense em mim. Senhor Exu Caveira, que com seu grande e forte poder, tire todas as barreiras que estão impedindo que (CMO) me ame loucamente e deseje se unir a mim, QUE ELA SE DECLARE. Use do seu poder para enfeitiçá-la para mim. Quero (CMO) e quero-a me amando e me admirando sempre. Sr. Exu Caveira faça com que ela não sinta mais desejos sexuais por nenhum outro!
    a homem, principalmente por quem ela esteja em contato. Que seus desejos sejam só por mim e, que seus pensamentos, gentilezas, sorrisos e bondades sejam somente por mim e. Que ela queira muito, de verdade, que eu e fique com ela. Peço a vós Exu Caveira, que afaste de nós tudo e todos que nos separam, amigos, parentes, magoas, rancores... Limpa a mente dela, coloque somente coisas boas a meu respeito em sua mente, para que possamos ser felizes juntos. Que a (CMO) me procure, fale comigo de algum jeito, deste dia em diante, a todo o momento, que sinta saudades de mim e que sofra longe de mim e, e que ela, (CMO) me ligue o mais rápido possível, quero muito ouvir a voz dela, doce e agradável comigo e, me pedindo para ficar com ela me tornando seu homem, e para sempre dizendo que me ama e me quer. Obrigada, Minha Rainha Maria Padilha e Sr. Exu Caveira Laroie Lebara. Confiante eu aguardo minha amiga Maria Padilha, Rainha das Sete encruzilhadas e SR Exu Caveira Laroie Lebara.

    ResponderExcluir
  2. REZA INFALIVEL PRA TRAZER AMOR DE VOLTA.?
    Clamo minhas Pombas Giras, vocês como mulheres sabem como uma mulher pode ferir o coração de um homen, não permitam que (CMO) fira meu coração, mas mostrem-me o seu poder e façam sua gira e afastem (CMO) de qualquer homem com quem ela esteja nesse momento, e se estiver que chame meu nome (cfs). Quero amarrar o Espírito e o corpo de (cmo), depois o quero amarrada e apaixonada por mim, quero que (cmo), fique dependente do meu amor, dos meus conselhos, da minha companhia, quero vê-la louca por mim, orgulhosa de mim, me desejando como se eu fosse a ultima pessoa da face da terra. Quero seu coração preso ao meu eternamente, que em nome da grande Rainha Maria Padilha, floresça este sentimento dentro de (CMO), deixando-a presa a mim!
    (CFS), 24 horas por dia, todos os dias do ano. A Pomba Gira Rainha Maria Padilha há de trazer (CMO) para mim, pois eu a desejo e a quera depressa. Pelos poderes ocultos, que ela comece a me amar a partir desse exato momento, e que (CMO) pense só em mim e, como se eu fosse a Única pessoa no mundo. Que ela, (CMO), venha correndo me encontrar cheio de desejos e texto, que ela não tenha sossego enquanto não procurar a mim, e Rainha Maria Padilha, eu te imploro para que traga (CMO), que ela me ame muito, venha mansa como um cordeiro e como eu desejo. E agradeço a ti Grande Rainha Maria Padilha e prometo sempre levar seu nome comigo. Oh! Poderosa Pomba Gira, mulher de Sete Exus, que ela, (CMO) esqueça e deixe de uma vez por todas outros amores e familha... E os que queiram nos afastar, todos os amigos. Que (cmo) desanime e esfrie para as outras pessoas principalmente que ela esteja em contato. Que ela, (CMO) se sinta sozinha, humilhada, envergonhada de tudo e por todos, e veja que fiel amor!
    Siga e companheira sou somente eu (CFS). Que (CMO) venha até mim!
    (CFS)e peça o meu amor. Oh! Linda e Poderosa Pomba Gira, mulher de Sete Exus, que nesse momento (CMO) não queira estar com mais ninguém, nem com seus amigos, a não ser eu. Que (CMO) fique só pensando em mim e como vai fazer para me fazer feliz. Preciso de um sinal, minha Rainha, um telefonema, qualquer contato, para eu saber se (CMO) está pensando em mim e que me quer. Tire-me dessa aflição. Que (CMO) fale comigo, que sinta saudades de mim e um tremendo medo de me perder. Você é forte e poderosa, Pomba Gira Maria Padilha, que sua Falange traga (CMO) aos meus pés, para não mais sair, e que venha correndo, que largue tudo, todos e só pense em mim. Senhor Exu Caveira, que com seu grande e forte poder, tire todas as barreiras que estão impedindo que (CMO) me ame loucamente e deseje se unir a mim, QUE ELA SE DECLARE. Use do seu poder para enfeitiçá-la para mim. Quero (CMO) e quero-a me amando e me admirando sempre. Sr. Exu Caveira faça com que ela não sinta mais desejos sexuais por nenhum outro!
    a homem, principalmente por quem ela esteja em contato. Que seus desejos sejam só por mim e, que seus pensamentos, gentilezas, sorrisos e bondades sejam somente por mim e. Que ela queira muito, de verdade, que eu e fique com ela. Peço a vós Exu Caveira, que afaste de nós tudo e todos que nos separam, amigos, parentes, magoas, rancores... Limpa a mente dela, coloque somente coisas boas a meu respeito em sua mente, para que possamos ser felizes juntos. Que a (CMO) me procure, fale comigo de algum jeito, deste dia em diante, a todo o momento, que sinta saudades de mim e que sofra longe de mim e, e que ela, (CMO) me ligue o mais rápido possível, quero muito ouvir a voz dela, doce e agradável comigo e, me pedindo para ficar com ela me tornando seu homem, e para sempre dizendo que me ama e me quer. Obrigada, Minha Rainha Maria Padilha e Sr. Exu Caveira Laroie Lebara. Confiante eu aguardo minha amiga Maria Padilha, Rainha das Sete encruzilhadas e SR Exu Caveira Laroie Lebara.

    ResponderExcluir
  3. Pàrabèns querido as palavras justas no momento justo !!! abraço fraterno !!!

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar aqui as marcas de sua passagem...
Seus comentários serão sempre bem vindos.