Translate The Blog - Click Here / Traduza o Blog - Clique Aqui

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Transformações. Um Princípio Universal





Por Maurício A Costa*

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia. E, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos" (Fernando Pessoa).

______________________________________


Inicio quase sempre minhas palestras falando sobre a velocidade da mudanças. Esse é o tema mais perturbador de todos os tempos. Não a mudança em si, pois essa sempre existiu. O que enlouquece os seres humanos na verdade, é a velocidade como essas mudanças estão se processando. Esse é o grande desafio atual. Essa a causa de toda aflição e angústia da humanidade.

O filósofo Heráclito já dizia há mais de dois mil e quinhentos anos: 'a única coisa permanente é a mudança'. Sobre esse tema, aliás, ele ia bem mais fundo, ao afirmar algo quase insano para sua época: 'O mundo é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário. A luta é a harmonia dos contrários, responsável pela ordem racional do universo. A nossa experiência sensorial percebe o mundo como se tudo fosse estável e permanente, mas o pensamento sabe que nada permanece'. Ou seja, a mudança não é um fato isolado, simples, previsível. Ela é radical, aleatória, e na maioria da vezes, no sentido oposto. Um aparente incoerência, a revelar imperativas leis universais como ação e reação, e princípios da atração e complementaridade.

Como não quero divagar sobre temas filosóficos neste momento, em respeito aos leitores que preferem um linguajar simples, prefiro viajar nas palavras de Fernando Pessoa, que abrem este texto; embora saibamos que no fundo, ambos falam exatamente da mesma coisa, com tonalidades diferentes. E para começar, quero chamar a atenção para a palavra 'ousadia'. Uma expressão que implica atitude, e exige uma postura desafiadora diante de uma situação qualquer. Ousadia é ir além daquilo que outros foram. É coragem para encarar o novo sem medo e sem preconceitos. Pode exigir sacrifícios comprometedores da segurança e do conforto daquilo que é conhecido. Mais que isso, pode ser irreversível e irremediável. Mas é o que realiza o ser humano em toda sua plenitude. 

O seguir em frente é algo inexorável. Impõe escolhas, condutas e decisões. Não admite a preguiça, a indolência, ou o comodismo. Impõe como disse, atitude. E é a ausência de atitude que imobiliza seres humanos para sempre diante de seus desafios, deixando-os fragilizados. Essa postura de imobilismo diante da necessidade de mudança pode desencadear todos os sintomas de insegurança ou medo, e costuma estimular muitas das enfermidades mentais, corporais ou espirituais. Está mais do que provado que muito dos cânceres, que durante anos permaneceram escondidos ou latentes em um organismo, podem se manifestar de uma hora para outra, por conta do estresse causado pela ansiedade ou insegurança. Esconder-se diante do desafio é acovardar-se diante de si mesmo, ignorando o próprio potencial.

Tanto na vida pessoal, como profissional, ou até mesmo na vida empresarial, a inércia, ou falta de ação diante do desafio da mudança pode ser fatal. Tenho como um mantra, uma frase do professor e consultor Clemente Nóbrega, citada em seu livro 'Em Busca da Empresa Quântica', que diz: "A condição para crescer e evoluir é manter-se aberto aos sinais de fora... É querer a mudança". Entretanto, poucos querem realmente a mudança. Pelo contrário, muitos fogem dela. E é aí que reside o perigo. Por uma simples questão de lógica: Se a mudança é um princípio universal e constante; se o mundo à nossa volta está mudando a uma velocidade espantosa, e nós não estamos mudando, algo estará errado, e inevitavelmente estaremos fadados a permanecer à margem de todas as possibilidades. Diante de um previsível furacão, a sabedoria está em mexer-se rapidamente. E o agora é o momento de todas as transformações. O tempo impõe mudanças imediatas.

Muitas das mudanças que precisamos operar em nossas vidas dependem em muito de coragem, mas também de preparação. E aqui reside mais um desafio. Porque nem sempre nos preparamos para situações adversas. Agimos na maioria do tempo como se tudo à nossa volta fosse imutável. E a falta de preparação irá produzir a ansiedade que gera o estresse, e paralisa. Alguns alegarão falta de tempo, outros de recursos para se preparar, e muitos com certeza alegarão a própria idade. Todavia, a causa maior reside sempre na falta do querer quer impulsiona a vontade. A preguiça e o comodismo são, via de regra, os grandes inimigos íntimos do êxito e da superação. Para atingir estágios superiores é imperativo 'querer a mudança'; sem isso não ocorrerá qualquer transformação. Como dizia o grande poeta e filósofo alemão Goethe, 'seja qual for o seu sonho, comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia'.

Há um imperativo renascer a cada minuto. Não um renascer da carne como alguns poderiam pensar, mas um renascer do espírito, removendo toda crosta que durante milhões anos envolve nossa alma. Porque como diz o Mentor Virtual, o mestre invisível que me acompanha: 'Renascer é deixar para trás tudo aquilo que já não faz parte de nossa vida. Não somos nós que morremos nesses momentos, são os paradigmas'.

Quando encaramos a mudança como algo essencial e necessário, retiramos todos os véus que encobrem nossas potencialidades e nos apresentamos ao mundo renovados, confiantes e decididos. E é isso que nos torna admirados, respeitados e porque não dizer desejados, característica maior de uma marca forte. Só você pode escrever sua própria lenda. Não delegue isso jamais.
_______________________________________ 

'Defina o roteiro da sua história. Comece a escrevê-la a partir deste momento, O mundo inteiro está aguardando para escutá-la. Não se esqueça de que é você o personagem central e todos à sua volta, maravilhosos e imprescindíveis coadjuvantes' (O Mentor Virtual - Ed. Komedi - Campinas-SP - 2008).
________________________________________




_________________________________________________________________


*Mauricio A Costa, é Estrategista. Assessoria para alavancagem de receitas e rentabilidade. Sua experiência internacional está focada em assuntos ligados ao pensamento estratégico voltado à inovação, criação de valor agregado, e fortalecimento de marcas - comercial ou corporativa. Está disponível, sob consulta, para atuar como Consultor, Parceiro, ou Membro do Conselho de Empresas de qualquer porte. 

É o idealizador do Projeto Mentor Virtual, organização comprometida com o despertar da consciência humana, a valorização da vida e o apoio à construção da marca pessoal. Suas palestras, seminários e workshop - presenciais, 'in-company', ou por vídeo conferência - estão disponíveis, sob consulta, para associações, universidades, escolas, ou empresas em qualquer região ou país. 




3 comentários:

  1. É neste desafio constante a que chamamos VIDA, que todos os anos fazemos propósitos de mudança! Renascer é muito mais que isso!
    Renascer é deixar o que não nos serve, ainda que os outros achem de maneira diferente!
    Nas suas PALAVRAS,Maurício, encontro o CAMINHO dos desafios!
    Que 2012 possa trazer aquilo que precisamos para RENASCER...
    Um ABRAÇO imenso...o OBRIGADA pelo tanto que tem feito para que eu não perca a força de ir mais além...Bem haja, Maurício...

    ResponderExcluir
  2. Se estamos VIVOS... temos o dever de MUDAR.
    Coragem para mudar o que deve ser mudado, tolerância para aceitar o que não pode ser mudado e sabedoria para distinguir uma coisa da outra.
    "Mude seus pensamentos e estará mudando o seu mundo" (Norma Vicent Pearle).
    Vencer não é competir com o outro... é derrotar os seus inimigos íntimos. É A PRÓPRIA REALIZAÇÃO DO SER.
    Obrigada Mauricio pela sua excelente companhia... fez com que os nossos dias se tornassem mais coloridos.
    Um ABRAÇO afetuoso... um ano 2012 cheio de LUZ.
    ALICE LOPES

    ResponderExcluir
  3. Olá Maurício, de início, quero desejar-lhe um Ano Novo com muita saúde, paz e realizações. Que você continue esse trabalho que, certamente, concorre para que muitas mudanças ocorram nas pessoas.
    Sobre o tema de hoje, concordo, plenamente, com você quando afirmas: "Muitas das mudanças que precisamos operar em nossas vidas dependem em muito de coragem, mas também de preparação." Essa, certamente, é uma verdade a ser admitida e, junto com ela, a de que precisamos respeitar o tempo de cada um... não é verdade?
    Vejo a mudança como indispensável à nossa vida, porque as variáveis dela - a vida -, vão mudando independentemente de nossa vontade e, por certo, que também temos que promover mudanças em nossa maneira de ser, para nos adaptarmos às novas variáveis, aos novos tempos. O que me custa aceitar é o devorador apetite que certas pessoas têm, e que as leva a "aceitar" e "adaptarem-se" com demasiada facilidade ao que lhes é imposto. Com isso, definitivamente, eu não concordo!
    FELIZ ANO NOVO!

    Rosi.

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar aqui as marcas de sua passagem...
Seus comentários serão sempre bem vindos.