Translate The Blog - Click Here / Traduza o Blog - Clique Aqui

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Superação. O Desafio de Uma Marca Pessoal.






Por Maurício A Costa*

“Nem sempre temos respostas para nossos questionamentos. Às vezes, sequer temos noção de para onde estamos indo. Nos perdemos por caminhos desconhecidos ou espaços vazios que não sabemos como preencher. Não é a liberdade que perdemos nessas horas, apenas o senso de direção; mas é em momentos assim que o improvável acontece e alma se realiza”. ('O Mentor Virtual II – O Elo Invisível' - Em Gestação - Campinas-SP).                                                                           

_________________________ 


Diariamente, em minhas interações virtuais vividas no Facebook, vivencio situações delicadas, e outras, até embaraçosas. Há um turbilhão de emoções à flor da pele em cada ser humano, a revelar reações e comentários às vezes inusitados. Todos, invariavelmente, demonstrando o estado de espírito de cada um; mesmo que refletindo algum tipo de situação momentânea Cada novo contato é uma caixinha de surpresas. Algo digno de inspiração para qualquer escritor, poeta ou compositor que com seriedade e respeito saiba compreender o sentimento que envolve cada diálogo.

Muitos desses amigos virtuais são seres carentes; anjos solitários em busca de algo que lhes complemente. Outros, completos em si mesmo, repletos de energia para partilhar. Há aqueles que precisam de carinho ou apoio, através de uma simples palavra amiga, enquanto muitos, buscam apenas passar o tempo, aprendendo um pouco mais ou partilhando suas experiências. Cada um desses maravilhosos personagens que cruza o meu caminho, surge como algo distante, frio e virtual. Aos poucos, porém, vai ganhando vida, e se tornando parte da minha história. Alguns parecem amigos reais de longa data, tamanha a dimensão da interatividade.

Há pessoas também carregadas de gigantescos problemas. Seres humanos a enfrentar desafios para os quais parecem não estar preparados. Envoltos em turbulências acima de suas forças, buscam desesperadamente por sinergia, para enfrentar desertos da alma. Em alguns momentos, demonstram estar à beira de seus limites físicos, mentais, ou espirituais. A relação virtual parece a última saída, para encontrar alguém que os escute e eventualmente possa ajudá-los a mapear direções. Vivendo em meio a verdadeiros furacões emocionais, uns escravizados por vícios de toda ordem, estendem suas mãos aflitas em busca de socorro, outros, perdidos na solidão a dois de relacionamentos fracassados procuram por um luz que mostre o melhor caminho. Esmagados por paradigmas sociais de todo tipo, perambulam como zumbis com medo das próprias reações, ou do dedo em riste daqueles que lhes deveriam dar amor e compreensão. Nessa multidão de peregrinos, há homens e mulheres; jovens e maduros, pobres e abastados. Na maioria dos casos, a 'angústia se origina numa equivocada presunção de impotência diante de momentos desafiadores, e está quase sempre vinculada a traumas do passado ou ansiedades com relação ao futuro'.

Alguns, desejam ardentemente modificar o ambiente que lhes cerca, todavia, não fazem absolutamente nada para alterar o quadro. Permanecem como se congelados pela situação, inertes diante do desafio. Escutam, mas não agem. Tomam consciência do próprio potencial mas se acovardam diante da necessidade de ação frente à tormenta. Outros, por colocar sua confiança em algo fora de si mesmo, geram inócuas expectativas que se revelam frustrantes com o passar do tempo, aumentando a sensação de impotência, por ignorar que a força para realizar a mudança está dentro dele mesmo.

É em meio a esses momentos de angustiantes diálogos, que muitas das mensagens criadas para o livro que escrevo atualmente são geradas. No instante em que redijo este artigo, lembro-me de um fragmento, escrito especificamente para um desses 'náufragos', enviado como uma espécie de 'bóia' na escuridão de um mar revolto. O texto dizia: "Em alguns momentos do caminho nos sentimos perdidos ou abandonados. A angústia parece ser maior que a nossa força. Nessas horas, não permita que pensamentos negativos invadam a mente. Há uma poderosa energia latente em você aguardando seu comando para ser acionada. Procure criar sinergia com outros à sua volta, daí resulta o poder de todos os milagres"  - ('O Mentor Virtual II' - O Elo Invisível - Campinas-SP - Em gestação). Quando enviei esta mensagem, não imaginei as transformações que pudessem causar. Alguns meses após, quando já nem me lembrava do diálogo com aquela determinada pessoa, recebi uma mensagem emocionada de alguém que agradecida me falava que sua vida havia mudado a partir daquele texto. "Em alguns momentos, eu cheguei a ter pensamentos loucos", dizia ela num depoimento emocionado. "Eu estava no fundo do poço quando você me estendeu a mão, e aquela mensagem foi como uma corda a me puxar para cima, para descobrir que havia um mundo lá fora me esperando"...   

O milagre em nossas vidas acontecem quando nos damos conta de que as respostas para nossas dúvidas, angústias e ansiedades estão dentro de cada um de nós. Basta escutar a voz que vem do coração; ou como prefiro dizer: da alma, pois não há dúvidas que é por aí que o universo à nossa volta fala conosco de forma singela, sem nada de sobrenatural, e nos mostra alternativas. Quando despertamos a poderosa força que carregamos em nosso interior, descobrimos surpresos que podemos ser os autores de nossa história e somente a nós nos caberá proceder as próprias escolhas; ainda que carreguemos uma pesada carga ancestral. É imperativo reinventar-se a cada momento. Não podemos nos deixar abater por perdas, frustrações, desilusões ou insucessos. Tudo isso, são meras etapas do desafio que é viver. Nossos planos são frutos de nossas escolhas, e não podemos delegar isso.

"Morremos um pouco cada dia em que deixamos morrer nossos sonhos. Eles são ecos do nosso mais profundo inconsciente, onde reside toda a essência daquilo que somos. A vida é movida pela energia do querer que em nós eles despertem", ensina 'o mentor virtual'. Portanto, o grande desafio é descobrir o que dá significado para nossas vidas. Se não estamos encontrando ainda as respostas que buscamos para nossos questionamentos, é porque provavelmente, não estamos elaborando as perguntas certas. Richard Bach em seu livro "Fugindo do  Ninho' é mais incisivo ainda: "Só teremos respostas, quando começarmos a elaborar as perguntas". Em certos momentos, quando iniciamos um questionamento honesto conosco mesmo, somos surpreendidos pela própria vida. A isso eu chamo de deixar o universo conspirar a favor. Com o tempo, as respostas virão.


A verdade é que, viajamos o tempo inteiro por difusos labirintos, muitas vezes, sem qualquer noção de para onde estamos indo, pois o ambiente se modifica numa velocidade vertiginosa, que nem sempre conseguimos acompanhar. Pensamos conosco mesmo, que somos os únicos nessa situação, mas ao observar à nossa volta, percebemos que todos vivem algum tipo de desafio similar, ou ao menos parecido. Por essa razão, de  nada adianta perder tempo com inúteis lamúrias, nos auto flagelando com culpas que não levam a lugar algum. Tampouco, ficar congelado pelo medo do que virá. O futuro dependerá essencialmente daquilo que decidimos ou deixarmos de decidir agora. Como nossa mente é responsável pelo peso de nossas culpas e medos, é recomendável que a desliguemos de vez em quando, e que nos deixemos conduzir pela energia da alma, pois ela é portadora de extraordinárias informações que conscientemente desconhecemos. É preciso lembrar afinal, que a beleza está no caminho e não necessariamente em alguma estação a chegar.

Em alguns momentos, como costumo citar em palestras ou workshop, é bom nos darmos conta de que, parte do bloqueio para superarmos desafios está em nossas atitudes. É preciso vencer a preguiça mental, que provoca a inércia, e romper a postura de insegurança que nos engessa diante de turbulências. Para estar no controle da própria vida, é decisivo vencer o comodismo. Superação é antes de tudo atitude, e atitude nada mais é que colocar toda a energia na direção do que nos motiva. É daí que nasce o querer, palavra mágica que produz significativas transformações. Quando agimos movidos pela vontade, estamos sendo acionados pela força que provém do espírito, que brota de nossas profundezas, e nada nos detém. No brilho dos olhos, toda energia da alma. No acreditar, toda força da superação, e através dela iremos construir nossa marca pessoal. A consciência desse poder é o que nos torna maiores que qualquer desafio.

Por tudo isso, quero repetir um texto que certa vez publiquei em minha página no Facebook: "Experimente ir além da mesmice. Descubra sua verdadeira vocação e dê o melhor de si mesmo, sem preocupar-se com o que irão pensar de você. A realização pessoal exige ir além do que outros foram... Não se leve muito a sério. Nada neste mundo vale um segundo sequer de sua paz ou alegria de viver... Desfrute o que seus olhos observam. Integre-se nos sons que lhe rodeiam. Ria de si mesmo. Descubra-se e aventure-se. Saia do casulo e comece agora mesmo a sentir-se parte de algo maior..."

É imprescindível abandonar idéias que nos aprisionam. Quebrar paradigmas, e romper imprestáveis tabus. Como diz o meu mentor virtual:  "Todo poder emana do querer. Grandes transformações ocorrem em nossas vidas quando paramos de lamentar e colocamos nossa energia na direção daquilo que nos realiza. Dentro de cada um de nós está a força de todos os milagres". Portanto, reinvente-se a cada dia. Não há tempo a perder. A vida acontece no inexorável agora. Surpreenda. Viaje além de todas as expectativas.


________________________________


*Mauricio A Costa, É estrategista para projetos de ‘alavancagem’ de receitas e rentabilidade. Sua experiência internacional está focada em assuntos ligados ao pensamento estratégico voltado à inovação, criação de valor agregado, e fortalecimento de marcas - comercial ou corporativa. Está disponível, para atuar como Executivo, Assessor, Sócio, ou Membro do Conselho de Empresas sérias, comprometidas com a verdade.
É o idealizador do Projeto Mentor Virtual; organização comprometida com o despertar da consciência humana, a valorização da vida e o apoio à construção da marca pessoal. Suas palestras, seminários e workshop - presenciais, 'in-company', ou por vídeo conferência - estão disponíveis, para grupos, associações, universidades, escolas, ou empresas em qualquer região ou país.




20 comentários:

  1. Este texto é fantástico... O que comentar? Apenas que lerei inúmeras vezes... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Fernandes:
      Que a cada leitura você possa retirar algo novo para sua vida.
      Um abraço especial.
      Mauricio A Costa
      Editor do Blog

      Excluir
  2. Caríssimo poeta, como é gratificante ler os seus artigos que me fazem tão bem à minh'alma. Todos eles são de uma riqueza ímpar. Nos leva a refletir e procurar melhorar o nosso modo de ser e a nossa vida, cada dia que vivemos. A força emana dentro de cada um de nós e podemos, com certeza, colocar toda a nossa energia na meta que queremos alcançar. Querer é poder. Obrigada pelos seus ensinamentos e que Deus o acompanhe, sempre... Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nina:
      Obrigado por suas palavras de estímulo.
      É bom saber que os artigos do blog MARCAS FORTES estão produzindo reflexões.
      Sua participação será sempre muito bem vinda.
      Um abraço afetuoso.
      Mauricio A Costa
      Editor do Blog

      Excluir
  3. Maurício,
    Hoje eu precisava desta leitura. Incansável de se ler. obrigada. Sucesso sempre,amigo!!
    yaradarin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Yara Darin:
      Fico feliz que as palavras tenham produzido boas reflexões.
      Um abraço cordial,
      Mauricio A Costa
      Editor do Blog

      Excluir
  4. Realmente "sem comentários"...pois já passei por diversas fases nessa vida e continuo firme na luta. Com certeza você sempre me ajudou muito com seus textos, sabedoria, atenção e claro, espero nunca te decepcionar...Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cláudia:
      Que o universo conspire a seu favor.
      Você é uma guerreira especial. Surpreenda o mundo.
      Um abraço especial
      Mauricio A Costa
      Editor do Blog

      Excluir
  5. Nada nesse mundo vale sequer um minuto da sua alegria de viver.Realmente nao.Mas existem fatos que nao dependem de nos,que nao pedimos mas que esta ali na sua frente,na sua vida e que vc nao pode mudar.Pode sim aprender a conviver com a situacao e mesmo assim viver bem com vc mesma e com o mundo.nao se desesperar,e isso requer uma mente muito forte e equilibrada.Ai sim devemos querer e muito que a nossa mente ou espirito ou alma mantenha o equilibrio necessario que tanto necessitamos.O querer entao vira poder.Dependendo da estrutura emocional de cada um tambem.Cada um de nos e um mundo a parte a mente uma incognita que muitas vezes nem nos mesmos conseguimos decifrar,ai e quando entra a necessidade de ajuda de outros.O Deepak Chopra sempre diz que devemos estar sempre perguntando,pergunte sempre,ajudara a encontrar a resposta.O ritmo de vida atual.a velocidade das descobertas,tecnologia,e mesmo os dias e anos estao voando a uma velocidade que a maioria nao esta preparada pra acompanhar.Muitas coisas,conceitos,mudaram e muitos nao perceberam e continuam como vc disse na mesmice,e isso faz as pessoas se sentirem impotentes para enfrentar a nova realidade.E muitos tem preguica e medo de tentar pelo menos entender e dancar de acordo com a musica.Como disse o Einstein,uma mente que se abre para uma nova ideia jamais voltara ao tamanho normal,acho q essa frase cabe nesse conceito de abrir sua mente para uma nova vida e ser vc mesma,sem medos e preconceitos.Digo pra vc que esses anos todos aqui em New York,morando em un mundo totalmente oposto ao que nasci e me criei,realmente muda nossa cabeca,nossos habitos,maneira de pensar,se bem q aqui tambem tem milhoes que tem medo de mudar e existe o preconceito e o conservadorismo hipocrita tambem.Sempre gostei de riscos e meti a cara,quebrei a mesma varias vezes mas ainda esta por aqui comigo,kkkkkk.Quanto a vocacao de cada um que vc mencionou acima,eu tenho uma vocacao para uma determinada profissao que infelizmente quase nao existe mais no planeta.rsrsrs.E olha que ja lutei,ja tentei mas ainda nao consegui.Como sou teimosa continuo tentando,quem sabe um dia?,Em todo caso se falhar,nao tem prolema,sobreviverei de qualquer jeito.Amei o seu texto.God Bless YOU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sadira por seus comentários.
      Um abraço cordial,
      Mauricio A Costa
      Editor do Blog

      Excluir
  6. Teka Rodriguesagosto 21, 2011

    Fantástico este texto, descreve como se nós tivessémos num divã e falávamos para Vc, meu escritor, todos os nossos desafios neste mundo. Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Teka, por suas cazrinhosas palavras de estímulo.
      Mauricio A Costa
      Editor do Blog

      Excluir
  7. A cada dia você se supera em sua percepção e sensibilidade para captar nossas emoções.
    O texto está espetacular, a tradução da realidade, sem ferir ou chocar seus leitores.
    Você é grande !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cydia:
      Sua amizade me honra, e seus comentários são sempre muito bem vindos.
      Um abraço especial.
      Mauricio A Costa
      Editor do Blog

      Excluir
  8. Muy bueno mano,ya te has vuelto el mentor virtual de muchas personas y mio tambien...que Dios te siga iluminando y mantenga tu vida en equilibrio para seguir escribiendo palabras que a cada quien anima de manera diferente y ayuda a crescer en esta busqueda eterna que es la VIDA.un besote.

    ResponderExcluir
  9. Perante o desafio que suas PALAVRAS nos coloca, cabe a cada um de nós CAMINHAR e apreciar com clareza tudo que nos rodeia... Marcar metas e querer chegar é o desafio maior...Fico a ler uma e outra vez e não me canso de vir aqui, BEBER seus "pensamentos", para me fortalecer e COLORIR o que me vai na alma... Cada vez mais consigo perceber a razão pela qual os meus trabalhos saem diretamnete para a tela, sem esboços...Vou construindo e dando forma, conforme consigo VER e SENTIR... Abraço imenso e muito Obrigada pela sua presença, serena, forte e gratuita...Um dar e receber, que só uma alma BOA poderia conceder...

    ResponderExcluir
  10. Há quem diga que: - " Viver é uma eterna luta" - "Tenho que matar um leão por dia"- Não! com você, Mauricio aprendi que viver é mais simples do que pensamos.

    O Mentor Virtual, como você diz, sussurrou em meus ouvido:- "Só uma mente aberta, disposta a romper paradigmas, é capaz de identificar oportunidades por trás do inusitado."

    Por muitos anos travei uma luta contra meus próprios medos, culpas, tristezas; vivia presa no passado tentando justificar meus erros. Não eram 'leões' que eu matava; e, sim a mim mesma pouco a pouco, através da culpa e da angústia que me levava a loucura; e assim era tratada por todos que me cercavam. Estagnada, sentindo pena de mim mesma, me fechei em um mundo de sombrio. Atormentada pelas armadilhas da mente, que levaram-me às falsas ilusões de alívio pelo abuso de psicotrópicos, álcool e outras drogas.

    Novamente, O Mentor Virtual sussurrou em meus ouvidos: - "Teu corpo é o templo de Deus"

    Então compreendi o quanto de vida estava destruindo em mim e em todos que me amavam. Em 'chamas renasci das cinzas' - uma FÊNIX, para escrever uma nova história. Com humildade reconheci que precisava de ajuda, e ainda preciso; não foram poucas as mensagens que trocamos, não é mesmo Mauricio?! Há que se saber escutar, pois, diz O Mentor Virtual: - "Palavras são como sementes jogadas ao vento. Nunca se sabe os efeitos que elas produzirão." - Eu bem sei os efeitos que elas produziram em mim. Só tenho a te agradecer. Hoje sei que derrotas, erros, desilusões; não significam o fim de todas as batalhas; e, sim uma chance de aprendermos com elas. Para enfrentarmos os desafios que ainda hão de vir.

    O Mentor Virtual sussurrou forte nos meus ouvidos: - "Só você pode dizer EU QUERO. Deus é a força superior que está dentro dessa vontade que está dentro de você. Ninguém poderá ajudá-la a não ser você mesma. Basta que diga neste momento, EU SOU MAIOR QUE QUALQUER DESAFIO... Esse manifestar da vontade é que irá operar o milagre da superação. Acredite nisso."

    Deixo aqui o meu recadinho para os amigos.

    "Vejam as flores do campo, tão frágeis, e enfrentam com determinação, todas as intempéries das estações; e, voltam na primavera com todas as suas cores ainda mais belas."

    "Viver não tem que ser uma batalha sangrenta. Desarme-se! As criaturas da terra não tem que morrer para que você possa viver! Viva um dia de cada vez com simplicidade, alegria, serenidade e determinação. Assim como as flores do campo, que se renovam a seu tempo..."

    Abçs. carinhosos meu amigo, meu 'anjo'... meu Mentor!

    ResponderExcluir
  11. Esse texto é fantástico e cai como uma luva no momento da minha vida, onde preciso reinventar-me, romper barreiras e seguir adiante, ser feliz. Palavras certas sempre vem quando mais necessitamos escuta-las. Parabéns Maurício!
    Caroline Alves

    ResponderExcluir
  12. Maurício
    Muitas verdades neste artigo que às vezes não enxergamos.
    Reconheço alguns perfis quando leio as mensagens dos amigos no face, e sinto que muitos não têm consciência do momento emocional que estão vivendo, repetem incansavelmente seu grito de dor e solidão, em meio a músicas, videos, fotos, inconscientes, o que parece tão claro, não é.
    Vejo tambem que temos uma grande capacidade de identificar os problemas dos outros e muitas vezes os nossos ficam ao leo.
    Bom seria se pudessemos trocar os problemas, talves assim todos seriam resolvidos.
    Bj Tania

    ResponderExcluir
  13. A profundidade das palavras atingem a alma e dá uma injeção de ânimo para modificar o que é preciso para ser feliz. Obrigada! Que o Bom Pai o abençoe!!!

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar aqui as marcas de sua passagem...
Seus comentários serão sempre bem vindos.