Translate The Blog - Click Here / Traduza o Blog - Clique Aqui

domingo, 31 de julho de 2011

Energia. O Segredo de Todos os Milagres.






Por Mauricio A Costa*


"Aquele que com determinação acredita no caminho, na verdade e na vida fará obras grandiosas. Para que a sabedoria seja glorificada pela palavra que a revela, qualquer coisa que ordenarmos com base nesses três princípios se tornará realidade". (Maurício A Costa, inspirado no texto atribuído a Jesus Cristo, em João 14:3 a 14).

_______________________________

Embora eu não pertença a qualquer seita, sociedade secreta, ou religião, sou fã de carteirinha desse homem a quem chamaram Jesus Cristo. Ainda que não haja provas concretas de sua existência, é o nome mais conhecido do mundo. Mesmo sem ter deixado uma linha sequer escrita em qualquer livro, revista ou jornal, tem suas palavras mais repetidas, divulgadas e seguidas que qualquer outro filósofo, escritor ou governante. Uma façanha que por si já seria suficiente para que façamos ao menos uma reflexão sobre o que ele tenha dito. Tê-lo como mestre é mais do que colar um adesivo no carro, ou pendurar um crucifixo na parede para lembrar sua morte. Segui-lo é escutar sem dogmatismo a essência de suas palavras e aplicar na própria vida seus ensinamentos. É ele quem tomo como inspiração para este artigo.

É uma pena que a maioria das religiões, católica, judaica, islâmica, protestante ou evangélica, não importa o credo, tenham deturpado com interpretações de todo gênero, o verdadeiro sentido de sua mensagem. Por conta disso, criaram a maior celeuma; uma verdadeira torre de babel a confundir ainda mais aqueles que por serem 'pobres de espírito', não são capazes de alcançar a extraordinária revelação por trás de cada simples palavra desse surpreendente e original homem do deserto, iluminado de forma grandiosa por aquilo que ele chamava de pai: a sabedoria. Um mestre de dimensões muito acima do seu tempo, e porque não dizer, de todos os tempos. Assassinado pelos sacerdotes de sua época, por ter ousado ir contra a hipocrisia da religião, o conluio do político, e a ganância dos poderosos. Alguém que por acreditar firmemente naquilo que anunciava, não poupou a própria vida. Não escondeu-se ou fugiu para livrar-se de seus algozes; pelo contrário, percebeu que sua morte daria ainda mais força para sua mensagem, para que fosse escutada até os confins da terra através dos tempos. 

Apesar de toda minha emocionada admiração, creio que transformar e até adorar esse homem como Deus é um exagero inconcebível; ignorar ou negá-lo, porém, seria uma estupidez maior ainda. As escrituras sagradas condenam veementemente a criação de ídolos (Levítico 26:1). Repreende de maneira decisiva a construção de imagens que possam servir de elemento de adoração, (Êxodo 20:4) por considerar que Deus é o único poder, e que habita dentro de cada um de nós (I Coríntios 3:16); pois aquilo que chamamos de Deus, jamais foi visto por qualquer ser humano, porque sintetiza a energia contida no amor, a luz que emana da sabedoria, e a verdade que resulta da justiça e da revelação. A melhor de todas as definições que já li sobre essa energia poderosa é a de que: "O Senhor vosso Deus é um fogo devorador" (Deuteronômio 4:24). Transformar, portanto, qualquer ser humano em Deus e adorá-lo é no mínimo uma incoerência de proporções gigantescas à luz das próprias escrituras. 

Isso, no entanto, não retira a magnitude e beleza do grande mestre. Em minha percepção ele foi e continuará sendo o mais iluminado de todos os mentores que conheci ao longo de minha existência, e por conta disso, percebo que aos poucos vou me tornando um discípulo diferente. Irreverente, revolucionário, inquieto e apaixonado como ele, por aquilo que acredito. Um sacerdócio às avessas. Uma missão despojada de incompreensíveis regras, sem templos, e sem rituais, bem ao estilo daquele peregrino das planícies e montanhas do oriente. 



Vejo-me a cada dia, como um cavaleiro solitário a combater o anti-cristo presente em cada falso sacerdote das mais esdrúxulas e hipócritas religiões da atualidade a cercear o bem maior do ser humano, a sua liberdade de pensamento e de escolha. Sei que com minhas atitudes e palavras, vou me tornando odiado pelos que professam a propagação de insanas doutrinas e maquiavélicos rituais com o único objetivo de usurpar pela ameaça e pelo medo os recursos de quem já não dispõe de quase nada para sobreviver. Enquanto isso, desfilam em luxuosos palácios, como o vaticano, ou suntuosos templos evangélicos, equipados até com heliporto. Sacerdotes, sob títulos de apóstolos, bispos, ou outro qualquer, que se vestem como astros da televisão, vivendo nababescamente às custas de ofertas e dízimos, isentos de tributação, que poderiam ser canalizados para creches, sanatórios, escolas, ou abrigos de velhos. Sob irreconhecíveis disfarces, cometem a maior de todas as heresias, por não atender a recomendação do mestre que falsamente propalam como escudo para suas ações: 'Amar a Deus (justiça, verdade, sabedoria) sobre todas as coisas, e ao próximo(extensões de nós) como a si mesmo'. 

Isso torna esses falsos profetas 'semelhantes a sepulcros caiados; por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão. Por fora parecem justos aos olhos dos homens, mas por dentro cheios de hipocrisia e de iniquidade'. (Mateus 23:27-28). Ou como ensinava Paulo de Tarso, em suas epístolas: "Esses tais são falsos apóstolos, operários desonestos, que se disfarçam em apóstolos de Cristo, o que não é de espantar. Pois, se o próprio Satanás de transfigura em anjo de luz, parece bem normal que seus ministros se disfarcem em ministros de justiça, cujo fim, no entanto, será segundo as suas obras" (II Coríntios 11:13-15). Exigir ofertas e dízimos é antes de mais nada exigir sacrifícios, tal como faziam os antigos em suas oferendas em profanos altares repletos de estúpidos rituais. Todos eles sabem, no entanto, que está claro nas próprias escrituras sagradas: "Deus quer misericórdia e não sacrifícios" (Mateus 9:13 e Oséias 6:6).

Na verdade, tudo o que esse efêmero ser humano necessita descobrir é que aquilo que ele chama de Deus está dentro dele próprio. A energia que pulsa em cada célula a produzir vida, e representa a melhor definição do sagrado. Essa é a força que está por trás do querer que opera todos os milagres (Filipenses 2;13); a energia do amor (I João 4:16). Seria absurdo pensar nesse Deus como um velhinho de barba branca em um planeta qualquer do universo, que como um David Coperfield, produz mágicas de acordo com seu humor momentâneo.

O grande mestre que homenageio hoje, se auto definia como a palavra (filho) que nasce da sabedoria (pai), e a revela. Uma metáfora fácil de compreender quando nos despojamos das alegorias criadas para ampliar o entendimento, mas que infelizmente é deturpada por muitos em seu sentido literal. Se entendermos o poder da palavra como o comando da sabedoria que emitimos para nossos corpos, corações e mentes, descobriremos que poderemos canalizar toda essa força para a renovação da vida. Não há mágica nisso, apenas a energia que chamamos de Deus operando o milagre da própria vida. Como lembra meu personagem mentor: "Deus não é algo frio, distante, e castigador. Não dê a Ele uma forma humana; Ele é a vida a pulsar em você. Não o tema. Ame-o. O medo só existe onde não está presente o amor. Não tente entendê-lo. Sinta-o. Ao mudar esse paradigma descobrirá a força extraordinária que carrega dentro de você". (O Mentor Virtual).

O que me levou a escrever este artigo, foi observar quer muitos, lamentavelmente, levam uma vida de angústia, mergulhados em profunda depressão por não se darem conta do poder que carregam. Esperam que o milagre venha de fora, de um santo, de um profeta, ou de um espertalhão qualquer travestido de sacerdote. Outros, sofrem as agruras de enfermidades carregadas na alma e projetadas no corpo, e tornam-se reféns de alguns médicos inescrupulosos ou vivem como dependentes das mais variadas químicas, enganando a si próprio em busca de atalhos. Ingênuos, sufocam a vida em nome de artifícios que só mascaram a verdade. Desconhecendo a magnífica recomendação do mestre que hoje coloco em evidência, que dizia: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32). Não percebem que eles mesmos são capazes de operar qualquer milagre em suas vidas, se exercerem com coragem e determinação o poder que lhes é inerente, potencialmente latente dentro de cada um de nós. Não precisamos de quem quer que seja para isso. Basta unicamente a tomada de consciência desse poder, e a vontade transformadora que opera o querer e o realizar. "Deus é a síntese da sabedoria. Sua essência, ou espírito, independe de conhecimento ou compreensão de quem quer que seja. Para vivenciá-lo, basta senti-lo através da energia que flui em você neste momento. Siga as setas do seu coração para encontrá-lo. Onde estiver seu coração aí estará ele também". ('O Mentor Virtual' - Pág. 257 - Ed. Komedi - Campinas-SP - 2008).

Como já foi dito tantas vezes, somos aquilo que optamos ser. Se decidimos por nos erguer e redirecionar nossas vidas, assim o faremos. Desde que coloquemos toda nossa energia nessa direção. Se alguma parte do corpo necessita de cuidados basta repreender o mal com determinação, com voz de comando, e dirigir para essa área todo nosso amor e pensamento de cura. Não precisamos que alguém berre ao nossos ouvidos para exercer esse milagre; pois como está escrito: 'Sois Deuses'. Ou em outras palavras: 'Tudo podes, naquele que te fortalece', aquele que está dentro de você mesmo. A energia que muitos chamam de 'espírito santo' flui dentro de cada um de nós; e é ela que opera todas as transformações. É ela o 'elo invisível'. A força e o segredo de todos os milagres. O brilho e o poder de uma marca forte. 

_____________________


*Mauricio A Costa, é Estrategista, para alavancagem de receitas e rentabilidade. Sua experiência internacional está focada em assuntos ligados ao pensamento estratégico voltado à inovação, criação de valor agregado, e fortalecimento de marcas - comercial ou corporativa. Está disponível, sob consulta, para atuar como Executivo, Estrategista, Sócio, ou Membro do Conselho de Empresas de qualquer porte.

É o idealizador do Projeto Mentor Virtual, empreendimento comprometido com o despertar da consciência humana, a valorização da vida e o apoio à construção da marca pessoal. Suas palestras, seminários e workshop - presenciais, 'in-company', ou por vídeo conferência - estão disponíveis, sob consulta, para associações, universidades, escolas, ou empresas em qualquer região ou país.

13 comentários:

  1. Boa noite Mauricio lindo texto!! Sabem eu não conheci minha avo que morreu de apêndice aos 33 anos e deixou 7 filho, imagina mas minha mãe conta que ela sempre falava que não sabia o nome dele mas que ela achava que era uma mão poderosa que nós cercava, e penso dessa forma aceito todas as religiões e e os que ela seguem,mas como sempre falei para minha Deus jeová ou seja qual o nome que queira dar está dentro do nosso coração e não somente no nosso lado bjs ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite!

    Mauricio, sinto que poucos compreendam o que é este milagre interno. Hoje estava conversando com amigos, quando me deparei com este assunto que vc está abordando, comentei que poderiamos atuar em hospitais, asilos, orfanatos, não interessa a instutição, mas levando as pessoas a fazerem uma viajem imaginária, mostrando o poder da mente, e a conquista do seu lugar no MUNDO DA IMAGEM VERDADEIRA DE DEUS.

    ResponderExcluir
  3. "...Tê-lo como mestre é mais do que colar um adesivo no carro, ou pendurar um crucifixo na parede para lembrar sua morte. Segui-lo é escutar sem dogmatismo a essência de suas palavras e aplicar na própria vida seus ensinamentos...." Este trecho por si só, traduz toda a verdade que devemos sentir. Essa energia magnífica está dentro de nós e muitas vezes, fragilizados ou mesmo, em estado de vulnerabilidade que nos encontramos em algum momento de nossas vidas, não temos sequer a noção da amplitude dessa energia maravilhosa que trazemos dentro de nós e que nos direciona sempre. O homem é fruto de suas escolhas. E, se colocarmos amor e sabedoria em cada escolha que fizermos, combatendo toda a negatividade que tenta nos abater, venceremos todos os obstáculos que enfrentarmos. Para tanto, é necessário conscientizarmos que podemos operar "milagres", que nada mais são que nossa luz interior agindo e transformando nossas vidas. Podemos tudo o que quisermos. Basta acreditarmos nessa força superior que trazemos dentro de nós. Sexta-feira próxima passada, fui testemunha dessa força maravilhosa...e vi que tudo podemos Naquele que nos fortalece. Parabéns Maurício pelo texto de grande saber. Infelizmente, não tenho o dom extraordinário da palavra que você e alguns amigos que te acompanham possuem. Mas, deixo meus sentimentos falarem por mim. São palavras de muita simplicidade, porém, de total agradecimento por mais esta lição grandiosa.

    ResponderExcluir
  4. Em suas PALAVRAS revejo os anos em que estive mergulhada em doença inexplicável...Foram mais de 7 anos a tomar medicação e muita! Acordava e adormecia sob o efeito de químicos e mais químicos...Mas SEMPRE com uma FORÇA interior para me levantar. Até que um dia comecei a cuidar de mim de uma forma diferente e o corpo regenerou....Mas isso aconteceu, porque a ENERGIA se renovou. E não mais parei de procurar melhorar e fazer com que os que estão à minha "volta" possam entender que há outras formas de estar na vida! Pelo meio dessa descoberta surgiu a pintura e tem sido nela que se tem revelado essa TRANSFORMAÇÃO...cura interior . Obrigada Maurício por debater todos estes temas com tanta presença, que nos revemos SEMPRE e cada vez mais a ENERGIA circula por entre os que de perto ou de longe têm o privilégio de LER...SENTIR...os seus trabalhos! Obrigada de coração, por me lembrar que sou FORTE e me AMPARAR nesta caminhada maravilhosa, a que chamo VIDA! Abraço

    ResponderExcluir
  5. Maria do Carmo Linsagosto 01, 2011

    Maurício...tudo isso que você descreveu neste artigo vem de encontro ao que penso...vivo intensamente com Fé...Fé essa que faz com que com muita força eu passe por situações que vêm como provas...provas essas que nos fortalecem cada vez mais...mas tenho certeza que por tudo que nos é imposto passar temos que sair com experiência...sabedoria...e nunca nunca revolta...pois esse sentimento é que tanto mal faz a nós seres humanos...passei por muitas..perdas de entes muito queridos...esteio da minha familia...cancer de mama passando por todo o processo e agora que a tempestade passou posso dizer com muito orgulho ...OBRIGADA MEU DEUS... cá estou eu CURADA e FELIZ... principalmente por ter tido a oportunidade de ver e saber como meus amigos são realmente meus AMIGOS...que pude contar em todos esses momentos dificeis...Mauricio porisso cada palavra sua além de me fazer muuuuuuuito bem ...me faz ainda mais em PAZ...um grande beijo muito carinhoso

    ResponderExcluir
  6. Caro Maurício, que maravilha de artigo. Foi um dos melhores que já lí. Com certeza, acredito que Deus Pai, Jesus Filho e o Espírito Santo, TRINDADE SANTA, transformados em uma só pessoa, é que nos impulsiona a viver, a sentir a energia que flui dentro de cada um de nós. Se eu quero, eu posso e consigo, através de minhas escolhas, viver intensamente essa energia do Amor de Jesus, que é divinamente humano.A força está dentro de nós e com sabedoria podemos, muitas vezes, mudar o nosso destino. Parabéns a vc, mais uma vez, e que Jesus, o Mestre dos Mestres, continue a iluminar o seu caminho lhe dando oportunidades para dividir bastante energia e sabedoria pra todos nós, seus amigos e leitores. O meu jargão de todos os dias é; "TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"!!!

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso texto, adorei!! Um abraço forte !!

    ResponderExcluir
  8. Mauricio
    Que coisa boa ler o que escreveu!
    Enquanto fui envolvida por essas névoas que a religião nos coloca, coloquei sempre em xeque, a maneira que explicavam Jesus. Não desmerecendo a figura, mas considerando-o O "Sábio de todos os sábios", porém nunca conseguindo vê-lo com Deus, ou filho Dele. Me recriminava interiormente, claro, pois não tinha em que firmar as bases deste meu pensamento..."Herege". Porque na verdade, Deus para mim, nunca foi o Pai de barbas brancas, mas uma Energia inimaginável e que provavelmente não julgava minha vida e nem tomava conta de mim...da forma que diziam.Nem podia ser, Aquele que me baniria para o inferno, ou me premiaria com o céu. Então eu caminhava isolada, em minhas incertezas, porque não sabia exprimi-las em palavras e nem tinha vontade de me explicar a outros que por certo não me entenderia, e, agora, ao lê-lo meu amigo, foi como se algo muito grandioso se libertasse em mim. Para o qual, começo a me direcionar com passos mais direcionados e inteligíveis. Obrigada. Abraço...Juçara

    ResponderExcluir
  9. Às vezes tento me enganar acreditando em pastores, padres, Igrejas. Percebo que isso não está de acordo com o que sinto, Deus está dentro de mim. No livro A Cabana (William P. Young) tem um trecho que diz o seguinte:"A religião usa a lei para ganhar força e controlar as pessoas de que precisa para sobreviver". Quanto ao seu texto, diz exatamente o que eu penso. Obrigada por dividir seus pensamentos conosco.

    Heloiza Jardim

    ResponderExcluir
  10. Querido amigo,
    Lendo seu texto me vi no portal de Jerusalem, mes passado, sentindo exatamente o que vc descreveu: A energia viva, quase paupavel, uma imensa onda quente que me invadiu e que de alguma forma transformou minha visão de vida.Claro que fiz uma prece, mas não aquela que me foi ensinada no colégio de freiras.Agora esta energia fui muito mais livremente dentro de mim!
    beijo

    ResponderExcluir
  11. Tenho escutado absurdos sobre Deus, quando pessoas movidas por 'boas intenções' resolvem explicar as fatalidades do mundo. Frases simplórias e descomprometidas com a verdade não resolvem; ao contrário, agravam ainda mais o sofrimento, porque geram orfandade, descrença e abandono. Justificam as tragédias humanas como "vontade divina", retirando assim a responsabilidade humana dos acontecimentos, fruto das escolhas que fazemos. Respondem a tudo e a todos como se o desvelamento do mistério pudesse resolver as questões.

    Mais uma vez Mauricio penso, não sei se por coincidência, neste final de semana e também quando faz exatamente um ano que você me apresentou a DEUS... você publica este artigo. Sincronia?! Ou, é esta 'energia' que nos torna tão ligados?! Não importa. O que importa é que o 'Deus' que eu conhecia, não me satisfazia, por todos os motivos que você já citou acima.
    Hoje, posso sentir DEUS dentro de mim, operando o 'milagre da transformação'. É uma energia tão forte que posso dividi-la com todos ao meu redor.
    Através de ti, conheci o verdadeiro DEUS! O Deus "energia - o de todos os milagres"
    Abçs. carinhosos, meu 'anjo'

    ResponderExcluir
  12. Mauricio,parabens pela coragem em abordar esse tema,pois pouquissimas pessoas o fazem.Podem comentar nas rodas de amigos e mesmo assim se estiverem entre pessoas que pensem o mesmo.Estou me referindo a parte de Jesus Cristo nao ser o filho de Deus que aalgumas religioes fizeram o favor de colocar essa ideia na cabeca de bilhoes de pessoas ja ha mais de 2000 mil anos atras.Como dizia o Nietshze,mataram Deus e fizeram de Jesus o Deus.Concordo plenamente com vc.jesus foi um sabio e simples homem acho que um QI acima do normal,que so pregou o bem,e se pos do lado dos menos favorecidos e lutou contra os poderosos daquela epoca que acahram melhor livrar-se de quem estava incomodando eles.O Deus que pouco se fala sobre,pois os espertos da Igreja substituiram Ele por Jesus,pois e bem mais facil fazer as pessoas acreditarem em quem e humano do que no invisivel.O poder invisivel,a forca e energia que emana do universo e em nos,uma vez que somos um so,e ignorada ou nao e sentida pela maioria,uma vez que requer bastante compreensao,dedicacao e aceitacao.Mas hoje em dia esta tendo bem mais divulgacao de livros,estudos,pessoas capacitadas ensinando como sentir a presenca do Eu,a alma,do invisivel poder que e capaz de realmente operar milagres e vem de dentro de nos mesmos.Excelente artigo,parabens.

    ResponderExcluir
  13. Maria Amoedaagosto 02, 2011

    As crenças podem derrubar ou erguer as pessoas. Mas somente a fé é capaz de transformá-las, alçando-as a graus evolutivos e autoconhecimento. Cada qual experimenta Deus à maneira de sua singularidade. Mas todos vivem em Deus. Mesmo que não sejam capazes reconhecê-Lo. E=mc², portanto os milagres são naturais!!!! Beijo no coração

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar aqui as marcas de sua passagem...
Seus comentários serão sempre bem vindos.