Translate The Blog - Click Here / Traduza o Blog - Clique Aqui

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Imprevisibilidade. Esteja Pronto Para Ela.


Por Maurício A Costa*




“Quando você estabelece um contato mais intenso consigo mesmo, percebe que não é você que conduz os movimentos e que não foi você quem escreveu a sinfonia. Descobre então que não a está regendo. Você é parte do movimento. Você está apenas tocando o oboé”. (Lloyd Tupper, citado por Mauricio A Costa, em 'O Mentor Virtual' - Pág. 182 - Editora Komedi - Campinas-SP - 2008).
____________
O assunto que dominou as conversas em passado recente, foi o casamento do Príncipe William com Catherine Middleton, ou simplesmente 'Kate'; herdeiros em potencial ao trono da conservadora Inglaterra. O sonho de milhares de donzelas em todo o mundo, realizado na figura de uma mulher simples e de origem humilde; filha de pessoas comuns e de uma trajetória de vida sem qualquer lance espetacular, senão o de estar no lugar certo e na hora certa, ao entrar para a mesma Universidade onde estaria seu futuro príncipe encantado.
Esse fato, me estimulou, na ocasião, uma importante reflexão sobre a casualidade, ou mais precisamente sobre o fator imprevisibilidade, que dá título a este artigo. Me fez pensar sobre a 'ampla variedade das possibilidades', sobre a qual nos fala Charlene Belitz e Meg Lundstrom em 'O Poder do Fluxo', a nos mostrar que "quando somos acolhedores, não nos esforçamos para nos afastar das coisas; não construímos muros entre nós e o mundo, pelo contrário: abraçamos o que quer que se revele, pois sabemos que tudo o que vivenciamos tem valor". A palavra chave aqui é 'acolhimento'. Uma atitude que pode mudar decisivamente o rumo dos acontecimentos, e significa estar aberto a todas as possibilidades sem qualquer tipo de preconceito, restrição ou paradigma.

Temos uma tendência a agir com certa predisposição de inferioridade quando o universo nos acena com algo que vai além do convencional. Nos autodepreciamos com pensamentos e ideias de que podemos não estar à altura disso ou daquilo, e devido a isso, desperdiçamos magníficas oportunidades de realização pessoal ou profissional, e de construirmos importantes sinergias, por ignorar ou subestimar o fato de que a maioria dos eventos à nossa volta ocorre de forma natural e quase sempre imprevisível, cabendo-nos unicamente a decisão de construir pontes, quando avistamos na outra margem, algo que fascina a alma.

Como nos ensinam as mencionadas autoras de 'O Poder do Fluxo' "é preciso se sentir à vontade com a ambiguidade, não temer o paradoxo e se encantar com o mistério", e eu complemento, dizendo que é decisivo estar atento à sincronicidade como ensina Carl Jung. Afinal, o universo à nossa volta está a conspirar o tempo inteiro a nosso favor, enviando mensagens para as quais, nem sempre damos a devida atenção, ao nos colocar diante do inusitado. Só uns poucos fazem isso.

Há muitos que parecem viver uma espécie de sono hibernal; inertes diante de múltiplas oportunidades, viajando alheios a todas as possibilidades. Alguns por conta de um inaceitável complexo de inferioridade, outros, por mero comodismo; a preguiça física e mental que escraviza o ser humano aos inimigos que carrega dentro de si mesmo. Como lembra 'O Mentor Virtual':  “Destacar-se em meio à multidão não é tarefa das mais fáceis. Exige algumas vezes ir além dos próprios limites. Implica criar diferenciais que tornem você ou sua marca reconhecida pelos demais” (O Mentor Virtual – Pág. 231 – Ed. Komedi – Campinas-SP 2008). Nossa inércia, no entanto, nos faz vítimas de nossos próprios paradigmas. Quando aceitamos como verdade aquilo que alguém ironicamente nos diz; algo do tipo: 'isso não é para o seu bico' estamos permitindo covardemente que uma limitação imposta de maneira irresponsável por terceiros defina nosso destino. Nesses momentos, é decisivo um despertar para os valores mais profundos que carregamos na alma, e acreditar em si mesmo como uma marca forte, com potencial para competir com enormes vantagens em quesitos que às vezes ainda não havíamos nos dado conta; afinal, a beleza do que somos é um conjunto de fatores, que não está restrito apenas a questões como aparência, riqueza, ou títulos. Há muito mais que isso, sob a forma de valores que transcendem a observação superficial.

A consciência pessoal nos permite descobertas importantes. É imperativo, entretanto, nos livrarmos da velha casca a fim de decolarmos para voos grandiosos. Estar pronto para o imprevisível. Entender que o universo está enviando mensagens o tempo inteiro. É decisivo um agir confiante diante das possibilidades com as quais a vida nos acena, mesmo que elas jamais tenham passado pela nossa cabeça. De vez em quando vale a pena sair do controle e se deixar levar pelos sonhos. "Você é o centro do universo, e só a você cabe proceder suas próprias escolhas. Basta que potencialize seus dons. Desperte a poderosa força interior que carrega dentro de si mesmo e acredite no que faz. Sem medo, e sem falsos pudores, deixe seu brilho permear o mundo à sua volta, e ele irá girar em torno de você." (Fragmentos do Mentor Virtual).

Ainda que não tenha sido você quem escreveu a sinfonia, e esteja apenas tocando o oboé, preste atenção aos sinais à sua volta; cada fato, circunstância ou pessoa traz uma importante mensagem. Reveja inúteis crendices, destrua superados dogmas, faça explodir inócuos paradigmas e reinvente-se a cada dia. A felicidade não está em algum ponto distante, e muito menos para além do além. A vida acontece aqui e agora, diante dos nossos olhos, exigindo-nos a ação, que resulta de um querer determinado. Saia da plateia e suba no palco. Assuma seu papel, e acredite que pode brilhar. "Defina o roteiro da sua história. Comece a escrevê-la a partir deste momento. O mundo inteiro está aguardando para escutá-la. Não se esqueça de que é você o personagem central e todos à sua volta, maravilhosos e imprescindíveis coadjuvantes", ensina 'o mentor virtual'. 

 
_____________________________
*Maurício A Costa é um obcecado por resultados, gerado pelo pensamento estratégico, focado em gente, inovação, e criação de valor agregado. Executivo/Diretor com experiência internacional em empresas como a Kimberly Clark, Grupo Gerdau, Grupo Grendene/Vulcabrás e o Grupo Tecnol (Atual Luxottica); está disponível para participar da construção de marcas fortes, em organizações sérias, interessadas na identificação de novas oportunidades, na superação de desafios, e na melhoraria de resultados e rentabilidade. 
No plano pessoal, é o idealizador do Projeto Mentor Virtual; organização comprometida com o despertar da consciência humana, a valorização da vida e o apoio à construção da marca pessoal. Suas palestras, seminários e workshop - presenciais, 'in-company', ou por vídeo conferência - estão disponíveis, sob consulta, para associações, universidades, escolas, ou empresas em qualquer região ou país, e poderão mudar a sua visão do mundo, e alavancar o potencial de sua equipe. Disponível também para atuar como 'Conselheiro' para Empresas, Empreendedores ou Executivos.

20 comentários:

  1. Sem palavras...

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaaaaaaa!!!
    'Caiu a ficha'!!!
    Chorando aqui!!!
    Abs sinceros!!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Mauricio!!!! por chegar num momento tão importante com sua atenção , paga-se um preço muitoooo caro e eu paguei pra ver , linda a história da vida não tenho duvidas ,sem mascaras , sem defesas , mas nem todos coadjuvantes tem bagagem para fazer parte da peça, não importa Coragem,Medo, Compaixão, Dor ...tudo se resolve .O importante é que o roteiro está ai e temos que vive-lo.

    ResponderExcluir
  4. Maurício, tenho redefinido desde o ano passado o roteiro da minha vida!
    Vale tentar e possível fazer!
    A leitura de tuas postagens tem sido pontos de partidas para reflexões e mudanças.
    Amei a postagem.

    ResponderExcluir
  5. Chamo a atenção para a seriedade alegre de Kate... um exemplo para jovens profissionais em qualquer área, certo companheiro Maurício? Comportamento entre o sóbrio sem ser chato e o alegre sem ser festivo...

    ResponderExcluir
  6. Adorei o que li... e acredito em todas as palavras aqui escritas, mas nem todos podemos ser iguais... todavia devemos ser desprendidos de preconceitos derrotistas que não nos levam a nada... muitas vezes deixamos passar a vida sem nada fazermos...
    Parabéns!
    Beijo
    isabel
    Portugal

    ResponderExcluir
  7. Creio que Deus nos usa como instrumento na vida de muitas pessoas, mesmo que em diversas ocasiões não tenhamos consciência disso. A sua mensagem me ajudou.

    Que Deus te ilumine e abençoe!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Stela de Albuquerqueabril 30, 2011

    Como sempre, perfeitooooooo!
    É muito bom, ver alguém, escrever, sobre algo que vc sabe ser a mais pura verdade, pelos ensinamentos da faculdade da vida...obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso o texto... reflexivo e tocante no nosso coração. parabéns, Maurício, vc merece esse grande dom que Deus lhe deu. Desejo que a sua vida seja abençoada para que vc possa nos presentear com tamanha luminosidade que parte de dentro do seu coração. Obrigada, Nina

    ResponderExcluir
  10. Um olhar...um momento...e mais uma vez vim BEBER a sua sabedoria...o seu conhecimento, feito de palavras e músicas que nos dizem o quanto falamos a nós mesmos! Obrigada Maurício! Até já, porque, logo, logo, haverá outro texto para "devorar" e nos alimentar! ABRAÇO

    ResponderExcluir
  11. Maria do Carmo Linsabril 30, 2011

    Sinto a Vida muito mais leve agora...me libertando de tantas e tantas amarras que me foi colocadas nesses meus 50 anos...agradeço muito...um ótimo fim de semana :)))

    ResponderExcluir
  12. OBRIGADA...MAURICIO PELO CARINHO: BEIJOSSS E UMA ÓTIMA SEMANA.

    ResponderExcluir
  13. Adorei. Vivo um impasse para mudar criar algo novo. Precisamos de tempo dedicacao coragem paz e acreditar q o universo fara tbem suas colocacoes enquanto estamos limitados a apenas tocar o oboe! Obrigada. Bjos! Ieda

    ResponderExcluir
  14. Você é parte do movimento. Você está apenas tocando o oboé”. (Lloyd Tupper, citado por Mauricio A Costa.
    Querido Maurício,para uma pessoa interiorizar sua postagem, necessita de fato da primeira parte da raciocínio: “Quando você estabelece um contato mais intenso consigo mesmo"
    Pois caso não esteja em sintonia com o inicio da frase, as demais sinfonias que compõe sua postagem não seriam compreendidas...
    "voce esta apenas tocando o oboé", porém...ja é tudo ou nada que podemos fazer, só depende de nós...as circusntâncias existem, mas o que fazermos com elas depende da força de vida que pulsa dentro de nós ou não...então façamos o melhor, ou seja, enpenhamos que o som do oboé seja o melhor possível, pois o mesmo ja esta em plena sinfonia, no sentido materializado, já esta em alto mar...
    Espetacular sua postagem.

    grande abraço.

    Simone Furlaneto.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  16. Precisamos vencer os paradigmas, medos, etc.,subirmos nos palcos da vida e assumirmos o papel de ator principal e fazermos a diferença na sociedade a qual estamos inseridos. Muito oportuna e sábias suas colocações. Parabens!

    ResponderExcluir
  17. Como vc disse,a kate estava no lugar certo e na hora certa.Sao as coincidencias da vida,que acontecem so para uns poucos.E costumo dizer que tudo na nossa vida esta ligado ao que chamamos de sorte.Tudo se tem que ter sorte pra conseguir.Nao bastam a boa vontade,o querer,a luta,o sacrficio,precisamos da sorte.

    ResponderExcluir
  18. Postado por Tatiana Sevaybricker

    Mauricio, mais uma vez tenho que parabeniza-lo pela perfeição do conteúdo do texto !!!
    Podemos reescrever nossa estória.
    Podemos fazer mudanças em nossas vidas e dando nossos primeiros passos para nosso desejo se realizar e buscar nossa felicidade.
    Quando nós verbalizamos o desejo de receber orientações, conselhos, isso ocorre, pois é esse o nosso desejo.
    Quando nós colocamos nossas intenções, essa energia cria nosso desejo e ele se materializa.

    Quando você diz: isso pra mim é impossível, isso é verdade, porque você já definiu dentro de você que tem que ser assim.
    O controle está em suas mãos e já é hora de vocês pararem de colocar suas vidas nas mãos de outros seres, que não podem direcionar suas vidas.
    Beijos de LUZ....
    Tatiana Sevaybricker

    ResponderExcluir
  19. Simplesmente soberbo! Fascinante! Esse é um dos teus melhores textos Maurício.
    Espero que toque a alma da muitas pessoas e toque em muitas outras formando um incrível círculo de mudanças e conquistas positivas.
    Abraços carinhosos

    ResponderExcluir
  20. Maurício
    Muito importante este texto, independente do momento, é para ler sempre.
    Não sabia que havia a opção OUTROS no face, só achei agora, por acaso, se é que acaso existe , ....
    Grande abraço.
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar aqui as marcas de sua passagem...
Seus comentários serão sempre bem vindos.