Translate The Blog - Click Here / Traduza o Blog - Clique Aqui

sábado, 16 de abril de 2011

Atitude. O Grande Diferencial de Uma Marca Forte.



Por Maurício A Costa*


"Todo poder emana do querer. Grandes transformações ocorrem em nossas vidas quando paramos de lamentar e colocamos nossa energia na direção daquilo que nos realiza. Dentro de cada um de nós está a força de todos os milagres" ('O Mentor Virtual II - O Elo Invisível - Abril,2011).
_______________________


Oriundo de uma família muito simples, logo cedo me defrontei com a realidade da vida e conheci desafios monstruosos que só mais tarde viria a entendê-los como oportunidades. Com apenas nove anos de idade eu olhava o mundo à minha frente como quem observa os trilhos de uma grande estação ferroviária. Múltiplas alternativas a se desdobrar à minha frente, sugerindo inúmeros caminhos. Entre eles, a opção de nada fazer, e permanecer à beira da calçada lamentando pela sina de haver nascido em um lar cercado por turbulências de toda ordem, inclusive financeira. Ainda na tenra idade, eu não sabia, mas já pressentia: 'Opções envolvem escolhas. Escolhas implicam em atitudes'.

Por residir numa cidade praiana, algumas vezes me sentava à beira mar e ali permanecia por horas a observar aquela imensidão à minha frente, refletindo sobre todas as chances que poderiam estar escondidas por trás daquele horizonte que me fascinava. Perdido em magníficas divagações eu viajava em meus pensamentos como se caminhasse suavemente sobre um oceano de possibilidades. Sentia naqueles momentos a nítida sensação de que eu não estava sozinho. Parecia prever, que na jornada haveria dezenas de anjos amigos dispostos a orientar e apoiar na travessia daquele imenso mar repleto de aventura e perigo. E foi em um desses inesquecíveis momentos, que tive um dos meus primeiros insights, que mudaria minha vida para sempre: algo me dizia para iniciar essa caminhada tomando como um firme propósito ler todos os livros que encontrasse pela frente. Assim, sem perda de tempo, assumi comigo mesmo esse compromisso, e por conta disso, me joguei na aventura de uma solitária viagem pelos quatro cantos do mundo através das páginas de fantásticos livros. Dessa maneira começava minha paixão pela leitura. Nada mais me interessaria. Nem bola, nem brinquedos, nem qualquer outra futilidade além daquela marcante determinação de descobrir o novo. Devido a isso, a solidão passaria a fazer parte do meu estilo de ser, e o silêncio do casulo se tornaria minha segunda placenta. A paz era tudo o que precisava para mergulhar em extraordinárias peregrinações com autores nem sempre tão compreendidos, por conta da pouca idade que eu tinha, mas a verdade é que a odisséia já havia começado. A soma desses mentores que participaram da minha formação se transformaria mais tarde, no personagem que criei, chamado 'O Mentor Virtual'.

Hoje, tantos anos depois, fico imaginando quão sem sentido teria sido minha vida, se já naqueles momentos da minha juventude não houvesse tomada uma 'atitude', e escutado a voz que vinha do coração, indicando caminhos. Como nos ensina Richard Bach: 'Se você defender suas limitações jamais se livrará delas'. Ou como revela 'O mentor virtual: "Nossas atitudes, e posturas resultam daquilo que alimentamos em nossas mentes e corações. Aquilo que validamos irá tornar-se a nossa verdade, e estará refletida em nossos pensamentos e palavras". Nosso comportamento reflete aquilo que tomarmos como verdade; é essa crença que constitui inicialmente nossa esperança; mais à frente, nossa fé; e por último, a confiança que transmitimos através de nossas posturas, que irão transferir credibilidade; característica essencial de uma Marca Forte. Por isso, ensina mais uma vez meu inseparável mentor: "Não coloque sua confiança ou expectativas em nada fora de você. A força que necessita para realizar seu sonho, e as respostas para suas dúvidas e ansiedades, estão dentro de si mesmo. Apenas escute o seu coração. É por aí que o universo fala com você". ('O Mentor Virtual II' - O Elo Invisível - Campinas-SP - 2011).

Recentemente recebi um interessante comentário em minha página no Facebook que dizia: "É interessante observar que enquanto jovens, somos ousados, irreverentes e desafiadores do mundo, no entanto, na idade adulta, com toda experiência adquirida, tendemos a acomodação e a prudência para não parecermos irresponsáveis'; afirmação que eu endosso plenamente, completando: O comodismo esconde a preguiça ou a covardia resultante do medo, e aquilo que chamamos de prudência, não passa muitas vezes de uma mentira que pregamos para nós mesmos, permitindo que esses poderosos inimigos íntimos se instalem em nossas vidas nos acorrentando, quem sabe para sempre, no escuro pântano de nossas cautelosas mentes que mais nos tolhem que estimulam. Essa ausência de atitude nos torna reféns de nossas próprias armadilhas e inevitavelmente darão causa a profundas frustrações a desencadear indesejáveis ansiedades resultantes da insegurança, que irão gerar lamentáveis angústias e depressões; ponto de partida para muitas das enfermidades do corpo e da alma. 
"Há muitos que desejam ardentemente seu crescimento pessoal e se lastimam de maneira incessante da miséria cultural ou econômica em que vivem. Todavia, não fazem absolutamente nada para que isso mude. Vivem como algas no fundo do mar; ora estão presas aos arrecifes de onde brotaram, outras, boiando ao sabor das marés, que a levam sem destino em qualquer direção". (Mauricio A Costa, em artigo publicado no blog Marcas Fortes - Outubro,16-2010).

Como ensina nosso enigmático mentor: "A angústia se origina numa equivocada presunção de impotência diante de momentos desafiadores. Está quase sempre vinculada a traumas do passado ou ansiedades com relação ao futuro. Toda inquietude é substituída pela insuperável energia do viver, quando preenchemos cada minuto do presente, conscientes de que ele é único, e de que o tempo é irreversível" - ('O Mentor Virtual II' - O Elo Invisível - Campinas-SP - 2011). Em outras palavras, nós podemos qualquer coisa que o nosso coração venha a desejar, desde que foquemos com coragem e determinação toda nossa energia naquilo que acreditamos, e definimos como nossas escolhas. Ao sinalizarmos nossas intenções para o mundo à nossa volta, através de atitudes conscientes, criamos uma poderosa sinergia, a provocar extraordinárias transformações. Caso contrário, sabemos o quanto a letargia poderá ser extremamente corrosiva. "Morremos um pouco cada dia em que deixamos morrer nossos sonhos. Eles são ecos do nosso mais profundo inconsciente, onde reside toda a essência daquilo que somos. A vida é movida pela energia do querer que em nós eles despertem." ('O Mentor Virtual II' - O Elo Invisível – Campinas-SP - 2011). 

A vida nos impõe um agir agora inevitável, e o presente é o cenário possível de todas as transformações."Sua vida, seus planos, seu destino enfim, são frutos de suas escolhas. Ninguém poderá interferir nisso, apenas a você cabe decidir aquilo que considere ser o melhor caminho. Esta é uma das facetas daquilo que o ser humano convencionou chamar de livre arbítrio. Você define suas escolhas e são essas escolhas que definirão o roteiro da sua história" ('O Mentor Virtual' - Seja O Autor de Sua Própria História - Ed. Komedi - Campinas-SP - 2008).
Atitudes são reflexos desse 'querer' determinante. São elas que definem uma Marca. Revelam valores como coragem, iniciativa, persistência e ousadia, ou ainda seriedade, comprometimento e sabedoria. Como sabemos, esses são valores que constroem credibilidade e geram percepção na mente e no coração daqueles em quem desejamos 'impregnar' nossas marcas para sempre. 
_______________________________________________

*Maurício A Costa é estrategista; focado na análise de alternativas, e no valor agregado. Foi executivo de empresas como a Kimberly Clark, o Grupo Gerdau, e o Grupo Grendene/Vulcabrás. Está disponível para empresas de qualquer segmento ou porte, interessadas na alavancagem de receita e rentabilidade de seu negócio.
Como livre pensador não tem vínculos com partidos políticos ou religiões. É o idealizador do Projeto Mentor Virtual; um empreendimento focado no despertar da consciência humana, visando encorajar transformações e valorizar a vida. Está disponível também para palestras, conferências e workshop (presenciais ou por vídeo conferência) que podem mudar a sua visão do mundo e alavancar o potencial de sua equipe.


21 comentários:

  1. Texto lindo, veio a calhar com o ponto em que estou trabalhando em mim agora, não deixar morrer o entusiasmo juvenil sem medo de possíveis confrontos criados pela nossa mente quixotesca. Fiquei feliz por estimular o tema para tão brilhante texto, me sinto lisonjeada. Obrigada pela atenção de sempre, abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso gostei demais! Obrigada Maurício você sempre nos oferece um alimento maravilhoso a nossa alma! Um beijo grande no seu coração.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Mauricio.Simplesmente maravilhoso.esse artigo,me tocou de frente,porque tambem tive infacia dificel[diferente de ti,custei bem mais a encontrar-me,ja tinha 39 anos]mas foi fabuloso o resultado...estou contente comigo mesmo[claro necessito mais tempo...step by step].Obrigado pela tao linda contribuicao para nossa evolucao...beijos dessa amiga distante.

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto que acabei de ler e conpreender da primeira à última linha. Querer é poder !!! E é esse poder que nos guia pelo caminho que desejamos seguir...
    Obrigada por tão importante desafio.
    Escritora: Isabel Moreira Rego
    Portugal

    ResponderExcluir
  5. "Dentro de cada um de nós está a força de todos os milágres..."
    Sua fala é profunda e nos remete à uma franca reflexão....
    Gostei muito.
    Anie Franco.

    ResponderExcluir
  6. Adorei mauricio, é bom lembrar que somos responsáveis pela vida que vivemos. Obrigada por inspirar e compatilhar suas descobertas e opiniões. abraços!CRistiane Gracioli

    ResponderExcluir
  7. realmente esse texto me caiu como uma luva... sou uma pessoa praticamente sem muitas atitudes... palavras profundas e bastante fortes... vou refletir bastante sobre isso... obg! abraços!

    ResponderExcluir
  8. Prezado amigo Maurício, cada vez mais fico enbevecida com os seus escritos. Realmente, a nossa atitude depende das escolhas que fazemos ao longo de nossa vida. Por isso, o cuidado com a nossa responsabilidade. Acreditar em nós e ter a certeza da nossa força interior e não ter medo de enfrentar o mundo. Arriscar sempre vale a pena. Um abraço, Nina

    ResponderExcluir
  9. Muito bom texto Maurício
    É variável essa relação, quanto as inspirações e descobertas. O jovem iniciantes, pensa em várias atividades e profissão, ficam na incerteza, alguns já vem previamente definidos para a sua profissão e consequem evoluir, isso não significa que no futuro irão se manter nas mesmas posições, vejo nesse caso um universo de incertezas, que fazem parte da descoberta do próprio jovem, mas não perder a sua empolgação o seu auto-amor, afinal o investimento tem o carater retorno de todo o esforço empregado, o que vai trazer uma maior esperança ao seu próprio futuro, grato
    pedro rombola

    ResponderExcluir
  10. Compartilhei!!!
    Genial!!!
    Bom domingo.
    Anna Paula Couto.

    ResponderExcluir
  11. Mauricio, aqui estou aprendendo mais um pouco. É impossível não sair daqui mais rico. Obrigado por sua atenção e comentário em meu blog. Fiquei pensando no que disse, me fez bem. Temos que acreditar em nossos sonhos sempre. Eu pratico isso todos os dias. Um grande abraço! Até breve!

    ResponderExcluir
  12. Querido Maurício, essa palavra atitude é tudo e nada parta que o milagre se realize.
    Um dia voce disse: tem um cara que se tivesse um Blog eu seria seu seguidor, esse cara é JC, Jesus Cristo, pois de fato, em todos os milagres por ele realizado, dizia a pessoa: Tua fé te curou, dependemos inteiramento do nosso querer, do nosso permitir.
    excelente matéria.
    grande abraço!

    Simone Furlaneto

    ResponderExcluir
  13. Maurício seus textos sempre norteam para que possamos não perder de vista a capacidade tremenda que temos de driblar o que normalmente consideramos "grandes muralhas" à atravessar.

    Assim concluo que além da visão holísta és um excepcional estrategista na arte do viver.

    Agradecida deixo um abraço!

    Liamaria Marques

    ResponderExcluir
  14. wonderful blog post :) tk u Mauricio for sharing :) i like the 1st paragraph of your work a lot, i will share it with my friends :)

    tk u for keeping me posted to positive ideas :)
    tc, randa

    ResponderExcluir
  15. Maurício,concordo em parte com vc.Porém,resalvo que cada mente ,tem uma maneira de enxergar o mundo.E ás vezes o que é perfeito para a maioria,não combina comigo.Agora,concordo com vc , que as respostas estão em nosso interior,e devemos procura-las.Admiro pessoas como vc, que pensam e ajudam a outros pensarem,claro que temos divergencias de pensamentos.Bom para vc e para mim, pois isso nos leva a pensar e tentar cada vez nos aprimorarmos.Abraço do amigo, Pedro Ramalho. e-mail:fpramalho@ramalhoimoveis.com

    ResponderExcluir
  16. Angelica Castelloabril 18, 2011

    Como sempre Maurício ,suas palavras e pensamentos, nos esclarecem , fortalecendo nos a continuarmos a ter coragem para enfrentar e mudar caminhos que antes nos levavam ao comodismo...Obrigada meu amigo, sempre te acompanho e agora pelo Face de Hanna Castello, somos a mesma pessoa

    ResponderExcluir
  17. Claudemar Dutraabril 19, 2011

    Boa Tarde Maurício. Qualquer coisa que eu diga será medíocre diante da grandiosidade de suas palvras. Que Deus te abençoe sempre. Estas frases sao o combostivel que necessitamos para seguirmos a viagem da vida. um forte abraço

    ResponderExcluir
  18. Vim aqui "beber" mais um pouco de força...a FORÇA que norteia cada pincelada da vida e que adoro colocar nas telas. Essa força e o Amor por nós próprios é uma busca constante. As suas PALAVRAS têm o condão de chegar no momento certo. Virtual, ou não, o certo é, que conseguimos viajar até onde os sonhos nos levam e onde eles deixam de o ser, passando a fazer parte da nossa "estória"...Um Abraço imenso

    ResponderExcluir
  19. Mauricio,
    Há pessoas que diante de seus desafios, tomam diferentes posturas. Há pessoas, que das pedras do caminho, as arremessão para todos os lados sem se importar a quem ou o que vão ferir; outras, irão parar e deslumbrar-se com suas formas e cores, divagando, prostadas no caminho, porque? - 'tão bela pedra quis ferir-me?'; outras ainda, recolherão todas as pedras, como se lhes pertencessem todas as culpas, ódio, raiva, rancor, medo, inveja, vaidade, preguiça, enfim levarão este fardo pelo resto de suas jornadas; outras levantarão com as pedras muros para se proteger do mundo exterior ou, ainda farão deles, seus próprios 'muros de lamentações'.

    Eu, por 20(vinte) anos da minha vida, fui uma dessas pessoas... Arremessei pedras contra o mundo, prostei-me no caminho, carreguei fardos inúteis, fechei minhas portas e fiquei a lamentar todas as minhas dores e fracassos! Até que te conheci, até que conheci a força que existe dentro de mim.
    Hoje eu sei que posso ir muito além do horizonte; faço das pedras um caminho mais brando para minha jornada; não deixo de admirá-las mas, sigo em frente; lamentar, jamais; quanto ao 'fardo inútil' vou aliviando... a medida que vou ampliando meus horizontes... e construindo minha 'marca'.
    Abçs. carinhosos.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Amarílis:
    Fico feliz que as sementes que vou esparramando pelo caminho possam encontrar terras férteis e brotar com energia... Fico feliz que você esteja redefinindo caminhos. Ninguém poderá fazer isso por você... apenas a você cabe definir o roteiro de sua história, a ninguém mais. Uma vez tomada consciência do seus valores e potencial, mãos à obra, para transformar intenções em ações concretas.... Essa é a parte mais difícil, mas vale a pena.
    Agradeço por sua companhia virtual.
    Um abraço especial.
    Mauricio A Costa
    Autor de O MENTOR VIRTUAL
    Editor do Blog MARCAS FORTES.

    ResponderExcluir
  21. odete maria mendes botelhoabril 21, 2011

    Obg. Mauricio
    Suas palavras são sempre mto enriquecedoras para a nossa vida.São elas que nos dão força e coragem para fazermos a nossa caminhada.Obg. meu amigo.Um abraço enorme com mto carinho!!!

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar aqui as marcas de sua passagem...
Seus comentários serão sempre bem vindos.