Translate The Blog - Click Here / Traduza o Blog - Clique Aqui

sábado, 22 de janeiro de 2011

Harmonia, A Beleza do Todo






Por Maurício A Costa*



“Todos os dias ao entardecer, o sol nos oferece um espetáculo de extraordinária beleza. Na verdade, não é apenas o sol que está produzindo essa visão magnífica; milhares de anônimas gotinhas esparramadas na atmosfera, combinando, refletindo ou difratando luzes e cores participam desse show de incomparável harmonia e perfeição, percebido exclusivamente pelos olhos atentos daqueles que valorizam o esplendor da vida, contido em cada ínfima partícula do universo"(Mauricio A Costa, em 'O Mentor Virtual - Pág. 151 - Ed. Komedi - Campinas-SP -2008).
___________________________________

Alguns meses atrás, recebi uma carinhosa mensagem de uma amiga virtual no Facebook que dizia: “Mauricio: eu não consigo entender como alguém como você, com uma forte característica de empresário, e uma vida inteira dedicada ao frio e impessoal mundo capitalista, onde apenas prevalece o poder através do dinheiro, consegue ser ao mesmo tempo uma pessoa de tamanha sensibilidade, para escrever coisas como as que escreve, demonstrando tamanha preocupação com o ser humano”. Minha resposta naquela ocasião não poderia ser outra, resumida em uma única palavra: Harmonia. Aprendi ao longo da minha da vida que só alcançamos a plenitude de nós mesmos, quando descobrimos que fazemos parte de algo maior.
Em seu livro ‘O Mundo de Sofia’, o filósofo norueguês Jostein Gaarder, cita uma frase de um místico, cujo nome eu não consigo lembrar neste momento, que dizia: “Quando a pequena gota encontra o oceano, ela já não é apenas mais uma gotinha, ela se torna o próprio oceano”. Uma frase simples, mas de enorme conteúdo para aqueles que compreendem o paradoxo de saber-se infinitamente pequeno diante da grandiosidade do que o cerca, e ao mesmo tempo, sentir-se grande ao perceber-se como parte dessa magnitude. Fundir-se no outro é construir pontes que unem elementos distintos para criar algo muito maior. Um princípio fundamental do universo presente em todas as coisas, por mais simples que pareçam.

Estendendo essa reflexão para a vida empresarial, não consigo desassociar o ser humano de qualquer projeto, independente do seu porte financeiro. Enganam-se aqueles que pensam e agem de forma isolada, acreditando que sozinhos serão capazes de realizar qualquer empreendimento. Nem o mais simples empregado, e muito menos o maior de todos os empresários; tampouco o profissional liberal ou autônomo consegue realizar algo que não dependa da ação de outros. 

Todos estão interconectados de maneira surpreendente e inexorável. Por essa razão, nos últimos anos decidi dedicar boa parte do meu tempo para meditar e escrever sobre a importância da marca pessoal para a construção de uma marca empresarial. Uma idéia que começou juntando fragmentos da psicologia no que diz respeito às posturas humanas de forma isolada, aos conceitos de sociologia que contemplam os comportamentos em grupo, e a resultante dessa cooperação. 


As religiões de uma maneira geral, ensinam a importância do outro para uma vida de feliz, (o reino dos céus), e a base dessas doutrinas não estão amparadas apenas na visão teológica, como muitos podem pensar; a antropologia nos ensina que o comportamento humano é pautado pela sinergia grupal desde seus primórdios. O ser humano é gregário por natureza. Sua tendência à sociabilidade é inerente, e visível em seu processo evolutivo, demonstrando maior intensidade que em seus pares menos evoluídos, os animais, por conta da tomada de consciência que o permite identificar a importância da complementaridade, e o potencial da força que resulta do esforço coletivo. Isso não é religião é simplesmente bom senso.

Sabemos também, que é impossível separar a vida pessoal da profissional. Ambas caminham juntas. Estão interligadas entre si, refletidas nas mínimas posturas e decisões mais corriqueiras; uma vez que por trás do executivo, empresário ou trabalhador há um ser humano carregado de sentimentos e emoções, resultado de experiências pessoais ou da interferência genética que lhe é peculiar. Por esse motivo, é decisivo para o sucesso ou realização pessoal está bem consigo mesmo. Mais que isso, é fundamental estar consciente da própria potencialidade e acima de tudo, da interdependência com o mundo à sua volta. Quando ajo ou reajo diante de alguma situação específica, posso estar desencadeando uma avalanche de possibilidades que vão de um extremo a outro em frações de segundos. Uma atitude rancorosa, egoísta ou invejosa é percebida de imediato por aqueles que me cercam, e irão produzir efeitos totalmente diferentes de uma postura altruísta, que reflita desprendimento e preocupação com o coletivo. Como já citamos outras vezes em nossos textos anteriores, uma marca pessoal é resultado da percepção de valores que geramos; sejam eles positivos ou negativos. Em outras palavras, somos aquilo que projetamos para o mundo à nossa volta, sem mais, nem menos, e nosso ambiente será reflexo disso.

Ao juntar as pontas dessa análise, podemos deduzir a importância da palavra harmonia, tanto em nossas vidas pessoais, (estar bem consigo), como em relação ao ambiente que nos rodeia. Primeiro, tomando consciência de que nossos pensamentos, palavras e ações revelam nosso estilo e personalidade e, portanto, produzirão resultados compatíveis com nossa atitude. Segundo, nos percebermos como extensão do outro, na certeza de que dependemos dessa sinergia para alcançarmos nossa meta maior. Esse conceito é válido tanto em um relacionamento pessoal, como na vida conjugal ou na gestão de uma empresa. A interconexão é exatamente a mesma. A interdependência em nada difere. Precisa-se do outro para complementar o processo e atingir-se o propósito. Fora disso, é fracasso na certa. É divergência onde seria imprescindível  convergência. É discurso, desavença, separação e desgaste. Uma imensa energia produtiva vai sendo canalizada para a doença, a deterioração e até morte, de pessoas, projetos ou organizações, por ignorar a importância e a beleza do todo formado pela harmonia das partes, que o integram e necessitam interagir.

Em minhas palestras ou seminários, procuro realçar de maneira contundente essa interação entre a marca pessoal e a marca corporativa, que pode ser uma empresa, uma comunidade ou um lar. 

É essencial nos darmos conta de que somos imprescindíveis partículas, ainda que eventualmente anônimas, a dar beleza ao todo do qual fazemos parte. Como cada gota a formar um poderoso oceano, assim cada elemento numa organização, associação ou família. A unidade produz a sinergia que gera a força, estimulando o pulsar ou movimento que cria vida.

Portanto, se você é empresário, não se julgue, de maneira ingênua ou arrogante autossuficiente. Escute à sua volta e construa sinergia. Verá que o universo irá conspirar a seu favor e seus objetivos, ao ser compartilhado terão mais chances de sucesso. Se por outro lado, você for empregado ou colaborador de um empreendimento qualquer, descubra seus valores, desperte seu potencial e empregue-o com determinação naquilo que acredita. Jogue-se por inteiro, consciente de cada iniciativa. Saiba que todos estarão observando e julgando você a cada minuto.

Seja você uma dona de casa, esposa ou mãe, sua energia e posturas serão elementos decisivos para criar o amálgama que mantém unida a família. Se for alguém solteiro, divorciado ou viúvo, construa o máximo de sinergia com todos que puder. Entenda e usufrua da força que emana dos relacionamentos, construindo pontes que transformarão uma vida solitária num paraíso de oportunidades e prazer.

Descobriremos assim, que o céu não é um lugar no além, mas a própria vida, vivida com a plena intensidade gerada pela interatividade com tudo o que nos cerca. Prazer, satisfação, realização, sucesso, conquistas e vitórias são frutos da tomada de consciência de pertencer a um todo magnificamente maior do que aquilo que percebemos à primeira vista. A energia que em tudo penetra, fluirá de maneira poderosa criando um resultado extraordinário. 
_________________________

 *Mauricio A Costa, é Estrategista. Sócio Fundador da SUPPORT BRANDS, empresa de projetos e assessoria para alavancagem de receitas e rentabilidade. Sua experiência internacional está focada em assuntos ligados ao pensamento estratégico voltado à inovação, criação de valor agregado, e fortalecimento de marcas - comercial ou corporativa. Está disponível, sob consulta, para atuar como Membro do Conselho de Empresas de qualquer porte. 

É o idealizador do Projeto Mentor Virtual, organização comprometida com o despertar da consciência humana, a valorização da vida e o apoio à construção da marca pessoal. Suas palestras, seminários e workshop - presenciais, 'in-company', ou por vídeo conferência - estão disponíveis, sob consulta, para associações, universidades, escolas, ou empresas em qualquer região ou país. 

14 comentários:

  1. Muito legal o artigo. Estamos em sintonia amigo. Quando tiver um tempo conheça nosso projeto www.acinews.ning.com - tem tudo a ver com as idéias que fala acima. vamos somar forças. Tem também o meu blog www.mercadosdofuturo.com.br - dá um curtir no facebook por lá. Prepare uma palestra e vamos programar um evento para março ou abril pelo Hub de Cultura Digital da ACI

    parabéns pelo trabalho, tô escutando a música de violino. Maravilhosa

    josué de Menezes

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, em inspirada reflexão.
    A frase do místico do livro A ESCOLHA DE SOFIA , tão simples e tão profunda, me relembrou a dimensão da minha pequenez e tb da minha magnitude.
    Muito boa tua colocação sobre a interconexão e a necessidade de sermos pontes ! Um texto para se refletir e , mais que tudo, vivenciar. Parabéns , Maurício. Sim , precisamos uns dos outros. Precisamos das tuas lindas palavras. Abençoado sejas ! bjo

    ResponderExcluir
  3. Brilhante,como sempre,Maurício!!!
    Bendita a hora em que o Universo "conspirou" para colocar no meu caminho esta ponte que me liga à sua sabedoria.
    Mil vezes obrigada.

    Sílvia Müaze.

    ResponderExcluir
  4. DO RIO "VITRINA FACE-Vossa amiga Virtual Mauricio, guardamos "-É essencial nos darmos conta de que somos imprescindíveis partículas, ainda que eventualmente anônimas, a dar beleza ao todo do qual fazemos parte. Como cada gota de sangue para um corpo, assim cada elemento numa organização, associação ou família. A unidade produz a sinergia que gera a força, estimulando"-. o pulsar ou movimento que cria vida.

    ResponderExcluir
  5. Hélio Haddadjaneiro 22, 2011

    Cada vez que leio suas postagens as admiro mais.

    ResponderExcluir
  6. Maria Paula Carvalhaes Gianninijaneiro 22, 2011

    Maurício
    Há dois atrás ,mais ou menos, após participar de um congresso de qualidade de vida,da ABQV,tive o desafio de elaborar um Programa de qualidade de vida para colaboradores de uma grande empresa de Plano de sáude.
    Um projeto arrojado,bem detalhado, construído após ouvir e viver a rotina dos colaboradores, afinal, eu era uma colaboradora do RH.
    Amei o projeto como um filho, acreditei nele, e o fundamentei em pesquisas científicas , acreditando que daria maior credibilidade.
    Fiquei frustada porque, para o Projeto rodar , a direção tinha que comprar a idéia.
    Conclusão: Os objetivos e planos estratégicos da empresa não incluíam o colaborador como um empreendedor potencial.Sim, o colaborador, mesmo com os limites de uma contratação trabalhista regida pela lei CLT, pode ser um empreendedor dentro da empresa, desde que tenha espaço para isso.
    A empresa nos moldes verticais,não que eu despreze a hierarquia,sufoca o colaborador criativo.
    É a tal da sinergia que falta acontecer e a decorrente convergência.

    ResponderExcluir
  7. Caríssimo Maurício, como sempre suas palavras são magníficas e contundentes. Consegues sempre atingir fundo levando-nos à reflexão e a considerar buscar novos caminhos, novas atitudes, a um recomeçar.
    Tenho aprendido com o tempo que cada vez mais precisamos estar unidos ao próximo, a todos que nos cercam, cada vez mais espalhar bondade, ser bondoso, carregar comiseração no coração. Ter atitudes firmes dos valores que acreditamos, estar consciente de todas possibilidades de amadurecimento e crescimento.
    Grande abraço e obrigada por partilhar teus pensamentos

    ResponderExcluir
  8. Maria Céliajaneiro 22, 2011

    O pensamento impregnado de amor,tudo constroi,eu creio.Todas as vezes que emanei coisas boas a qualquer situação que fosse,tive um retorno positivo.Acredito tambem no sinergismo em qualquer situação é imprecindivel.Digo sempre o que fazemos em paz,em ordem, certamente fluirá para dar certo.Bons pensamentos,atitudes dignas,alegria,bondade....fazem parte do sucesso empresarial e pessoal.Desejar algo de corpo e alma e traçar as metas possiveis para conquistar e ver os possiveis parceiros,que são muito importantes .E....mais : Sempre há tempo para se recomeçar, nesse perfil.O que é do bem ,vai avante,mas é necessario olhar ao redor sempre.A liderança que se fecha em si propria estrangula-se.Beju Mauricio me aguarde no Cafe Vanilla.

    ResponderExcluir
  9. Maurício : Gostei. Sempre vivi à procura desta harmonia. Mas não é fácil, quando se é profissional, artista e...mãe. Eu se
    empre acabo citando Drummond, por ter sido ele a pessoa que mais me ajudou a procurar esta harmonia. Numa das cartas que ele me escreveu, disse o seguinte :* Anna Maria , fico contente de saber que você se divide em muitas ocupações e não vejo nisso fragmentação ou perda de identidade. Faça poemas [ os que mandou, gostei deles, senti a autenticidade ], faça quadros, continue educadora, esposa e mãe. Haverá vida mais cheia e mais bela do que essa? Não sacrifique um em vista de outro. O bom é SER, na totalidade da palavra e pela sua carta vejo que você É. Tem aguda consciência dos valores da existência feita de dedicação e amor , aberta ao conhecimento , `a beleza, a tudo que dá sentido à nossa passagem pelo mundo. *
    O estímulo que sempre recebí dele, pautou a minha tragetória pessoal. Sinto neste momento, que a voz dele está embutida na sua mensagem e fico agradecida por isto. Mais uma vez, VALEU, Maurício. Obrigada pela mensagem...Bjs. Anna Maria

    ResponderExcluir
  10. Concordo totalmente com o Antonio que comentou acima... é extremamente prazeiroso ler seus artigos e concordo tbm na bendita hora em que nos cruzamos no face. Voce só nos põe pra cima e nos faz refletir em como estamos levando nossas vidas..
    Adorei esse artigo..e vc consegue sim ter essa harmonia, profissional e pessoal. É visivel a todos.
    Parabéns!!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Entre a beleza e a harmonia, viajo em tuas palavras, Mauricio...

    Estou em harmonia comigo mesma e compreendo que: - 'O céu não é o limite!' Vou muito além agora, por que percebo a 'beleza do todo' com os olhos da alma! Deixei de ser 'gota' para ser 'oceano'; saí da 'estagnação' para viver com 'paixão'! É isto que traz beleza e harmonia a minha vida e a todos à minha volta.

    E é claro, não estou surpresa em saber da sua perfeita 'harmonia' entre sua vida pessoal e porfissional... Abçs. carinhosos!

    ResponderExcluir
  12. Boa conscientização você nos dá com este texto.
    É difícil entender o outro e saber que apesar das diferenças haverá ali sempre alguma contribuição.
    O texto reforça a importância de dividir, ouvir e partilhar.....
    Muito bom. Bjos

    ResponderExcluir
  13. Leilane Oliveirajaneiro 29, 2011

    Mauricio você é realmente uma pessoa estraordinaria!!! um abraço Leilane!!

    ResponderExcluir
  14. O universo,antes de nos seres humanos comecarmos a trangredir as leis da naturaza,vivia em perfeita harmonia.Os seres que habitam o planeta,em tempos remotos,tambem.Hoje,temos que nos adaptarmos a nova realidade,tecnologia,a rapidez das mudancas em tudo,e consequentemente,o comportamento humano mudou,e a harmonia entre o in e out,tambem.Temos que fazer algum esforco para manter a harmonia neste mundo de tantas mudancas bruscas.Mas com esforco e boa vontade,conseguimos.Paz de espirito,faz vc ser melhor patrao,empregados produzem mais,os relacionamentos tornam-se mais duradouros e equilibrados.

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar aqui as marcas de sua passagem...
Seus comentários serão sempre bem vindos.