Translate The Blog - Click Here / Traduza o Blog - Clique Aqui

sábado, 13 de novembro de 2010

O Ser Humano. O Lado Visível de Deus





Por Maurício A Costa*

Padre Busch - Campinas/2010
Quero iniciar este artigo com uma singela homenagem a uma das mais belas pessoas que conheci ao longo da minha vida. Um homem que  sendo um sacerdote, ultrapassou as barreiras do convencionalismo, do dogma e de velhos paradigmas. Um ser humano além do seu tempo, o inesquecível Padre Busch, vítima de um trágico acidente que ceifou sua vida alguns dias atrás.


Vigário geral da Arquidiocese de Campinas, monsenhor José Antonio Moraes Busch, uma pessoa muito amada, respeitada e admirada por todos, foi durante quase trinta anos o pároco da Igreja de Nossa Senhora das Dores no Cambuí. Uma ausência, que sem dúvida, será enormemente sentida por todos aqueles que o conheceram.

Não sou católico, tampouco professo qualquer religião, mas sempre admirei o Padre Busch por sua imensa sabedoria. Por haver frequentado várias vezes sua paróquia, acompanhando minha família, muito mais interessado em escutar seus belos sermões do que em participar dos rituais inerentes ao culto religioso em si, aprendi muito com essa figura extraordinária, que não limitava suas palavras ao restrito âmbito da religião. Seu pensamento era ecumênico e sua visão era mais antropológica que religiosa. Um filósofo cujo pensar sempre esteve voltado para a aquilo que considerava a beleza do ser humano. Daí minha afinidade, e admiração.

Lago da Hípica de Campinas
Alguns anos atrás, durante um período de convalescença em que ele se recuperava de uma cirurgia do coração, tive a rara oportunidade de acompanhá-lo em várias das caminhadas que fazia quase todas as manhãs em volta do lago do Clube da Hípica de Campinas, e escutá-lo nessas horas era escutar o próprio Deus em cada amanhecer. Sua voz, sempre serena, trazia invariavelmente o estilo da ponderação e do discernimento próprio de um sábio. Tinha postura altiva e palavras incisivas, embora jamais o tenha visto radicalizar. Sua marca registrada era a capacidade de compreender as múltiplas faces do ser humano e lidar com isso com surpreendente naturalidade. - Numa dessas nossas conversas, comentei sobre minha percepção do mundo, deixando claro que ela não se restringia a uma linha ‘engessada’ de pensar, mas que abrangia de certa forma, a essência de todas as filosofias e religiões que de alguma maneira me haviam afetado. Ele me escutou com respeitoso silêncio durante minutos a fio sem me interromper, demonstrando profundo interesse em conhecer minha visão. Quando concluí a exposição, ele me disse com uma voz firme e carinhosa: “Você é um ser humano iluminado, a quem Deus privilegiou com uma enorme capacidade de análise e de síntese. Sua percepção do mundo reúne idéias muito abrangentes, e nenhuma delas vai contra a essência do que eu penso sobre as múltiplas facetas do ser humano”; e pausadamente continuou: “É muito bonito ver a forma grandiosa como você se refere a Deus sem reduzi-lo a uma figura humana, e senti-lo como uma energia poderosa. Todavia, o homem é uma parte visível de Deus, e através dele se revela; por isso a mensagem que diz que ele é a sua imagem e semelhança”. 

Padre Busch com Mauricio
A Costa Em Campinas-SP
Esse diálogo ficou guardado no meu coração para sempre e me faz refletir sobre a dimensão de palavras tão significativas para a compreensão de algo complexo como a expressão Deus. Da lembrança dessa incrível conversa com o Padre Busch, me vem a confirmação para um magnífico insight que eu vivi muito tempo atrás em Santiago de Compostela, de que Deus não é para ser compreendido, mas para ser sentido. Por ser energia, sabedoria e amor, se manifesta através do ser humano, embora isso não nos permita reduzi-lo a uma simples figura humana.

Sou frequentemente procurado por pessoas das mais variadas classes e religiões, que me abordam com imensas inquietudes quanto à sua auto-estima ou quanto a autoconfiança. Maravilhosos seres humanos com enormes potenciais, mas que se sentem impotentes diante dos constantes desafios, e se acovardam sob a ameaça de fantasmas criados pela mente como o medo ou a insegurança. Nesses momentos, gosto de citar palavras de outro grande sábio, chamado Paulo de Tarso, escritor escolhido pela igreja para compor o grupo de livros conhecidos como Novo Testamento, que em suas reflexões ensinava: “Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Coríntios 3:16) Uma pergunta direta, a provocar profunda reflexão. Ora, se temos essa força poderosa sob a forma de energia, sabedoria ou amor, porque nos sentirmos enfraquecidos ou temerários diante de turbulências ou desafios?  Esquecem do que já foi dito: “Vós sois deuses”. Ignoram esse poder extraordinário que carregam dentro de si mesmo, para colocar todas as suas expectativas em coisas ou pessoas fora delas.

Repetindo o inesquecível Padre Busch, de quem guardo imenso carinho, “o ser humano é uma parte visível de Deus”. Por isso, não se subestime. O poder verdadeiro está dentro de você. Não importa como você o chama, tampouco como o percebe, essa magnitude está presente em cada célula ou molécula de todo ser vivo, ou sob a forma de energia latente em qualquer elemento da natureza. Não se preocupe em vê-lo, ou defini-lo. Apenas use-o com firmeza e determinação. É isso que fará brilhar sua marca. É essa força que produz todos os milagres. 

O princípio de uma marca forte começa pela autoconfiança de quem se propõe a construí-la. De nada adianta investir em um marketing que privilegie unicamente a imagem, refletindo apenas meros acessórios; carente de conteúdo. Fachadas são importantes para compor cenários cinematográficos, mas não são suficientes para a construção de uma marca. Muito menos uma marca pessoal. Carros, roupas, sapatos, relógios, abrem portas, mas não são capazes de por si as manterem abertas. A força de uma marca está na credibilidade que ela seja capaz de transferir, para gerar confiança no público a quem se destina, para ser desejada e lembrada para sempre.
____________________________________


___________________________________________________________

*Mauricio A Costa, é Estrategista. Diretor da SUPPORT BRANDS, empresa de projetos e assessoria para alavancagem de receitas e rentabilidade. Sua experiência internacional está focada em assuntos ligados ao pensamento estratégico voltado à inovação, criação de valor agregado, e fortalecimento de marcas - comercial ou corporativa. Está disponível, sob consulta, para atuar como Executivo, Estrategista, ou  Membro do Conselho de Empresas de qualquer porte.

É o idealizador do 'Projeto Mentor Virtual', empreendimento comprometido com o despertar da consciência humana, a valorização da vida e o apoio à construção da marca pessoal. Suas palestras, seminários e workshop - presenciais, 'in-company', ou por vídeo conferência - estão disponíveis, sob consulta, para associações, universidades, escolas, ou empresas em qualquer região ou país. 



14 comentários:

  1. Mauricio muito lindo este video.realmente nos mostra como e bom estar proximo a Deus
    A importancia da vida isso realmente oque importa...Cris Navarro

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,

    Li o artigo, maravilhoso!!!
    O video nem se fala...
    Parabéns. Você consegue, vou dizer da minha pessoa,mostrar e ensinar a sentir Deus. E eu só tenho a agradecer a oportunidade de compartilhar tudo isso. Um forte abaraço

    ResponderExcluir
  3. Oi Mauricio; parabens por conseguir agregar tão bem e em um curto espaço um relato nobre sobre o SER HUMANO, atualmente necessitamos essa identificação, pois mesmo sendo seres imperfeitos, Deus nos ama incondicionalmente, valorizando a cada momento a luz que habita em cada ser humano; somente permeando essa consciencia e que conseguimos nos amar, e ai seguir um gde ensinamento de Cristo que e amar o nosso semalhente, como a nós mesmo ...
    Padre Bush, uma perda irreparavel, realmente um brilho que nos trouxe imenso aprendizado ....
    Abços - Ju

    ResponderExcluir
  4. ADOREI ESSE TRECHO,ME FALOU ALTO NO QUE TANGE A NOSSA IMAGEM EXTERIOR COBRADA PELA SOCIEDADE LIGADA AO NOSSO CONTEÚDO INTERIOR : " O princípio de uma marca forte começa pela autoconfiança de quem se propõe a construí-la. De nada adianta investir em um marketing que privilegie unicamente a imagem, refletindo apenas meros acessórios; carente de conteúdo. Fachadas são importantes para compor cenários cinematográficos, mas não são suficientes para a construção de uma marca. Muito menos uma marca pessoal. Carros, roupas, sapatos, relógios, abrem portas, mas não são capazes de por si as manterem abertas. A força de uma marca está na credibilidade que ela seja capaz de transferir, para gerar confiança no público a quem se destina, para ser desejada e lembrada para sempre." - VEIO DE ENCONTRO AO MEU MOMENTO COMO UMA PESSOA QUE BUSCA ALGO, MAS TEMERÁRIA EM EXPRESSAR MEU CONTEÚDO E ESTE NÃO SER ACEITO. POR ISSO MINHA PROCURA CONSTANTE DE ENSINAMENTOS,LEITURAS, TROCA DE OPINIÕES, INSIGHTS , EXPERIÊNCIAS, TUDO QUE POSSA VIR A CONTRIBUIR PARA O MEU MELHORAMENTO E AUTO CONFIANÇA EM ME EXPRESSAR . SEI QUE TENHO POTENCIAL INTERIOR PQ SOU UMA PESSOA INTROSPECTIVA,OBSERVADORA, ANALÍTICA E CRÍTICA, SÓ QUE TENHO RECEIO , NÃO CHEGA A SER MEDO,DE ME EXPOR E NÃO SER ACEITA COMO JÁ ACONTECEU. OBRIGADA MAURÍCIO, BJSSS

    ResponderExcluir
  5. Vilma Olivarinovembro 14, 2010

    Maurício...parabéns pelo seu trabalho !!
    Sinto sempre muito especial estar em contato com almas que vibram esse amor ao Divino e humanitário...e que possa esse Amor, que sentimos tão forte... expandir tanto... a ponto de atingir à todas as almas adormecidas para um despertar de consciencias levando-as a atitudes mais justas, autenticas tendo como foco maior a manifestação do Amor e da luz
    Namastê
    Vilma Olivari

    ResponderExcluir
  6. “o ser humano é uma parte visível de Deus”.....

    E Deus é a parte invisível em nós.......

    Adorei!
    AAbs!!

    ResponderExcluir
  7. Li seu texto, indicado por uma amiga no facebook, fiquei encantada com a forma simples que vc fala de Deus, espero que outras pessoas sejam beneficiadas com essa leitura, tomei a liberdade de manda-lo para meus amigos.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Caro Maurício, falar sobre o Pe. Busch é falar do amor à vida que ele sempre pregou!
    Vc maravilhosamente soube captar a essência de como ele sempre viveu!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Belíssima essa página; esse texto consegue dizer tantas coisas sobre Deus e sobre crenças... sobre força e sobre parendizado... Maravilha de Deus tb é poder conviver com pessoas que refletem tudo isso e são porta vozes de Deus nessa Terra. É para ler, reler e guardar...praticar o bem é uma dádiva! Obrigada por seus textos!

    ResponderExcluir
  10. Que belo!!!
    Estaremos sempre aqui recebendo mais outras frases de grande sabedoria.

    Luis Severo

    ResponderExcluir
  11. Eliane Muniznovembro 21, 2010

    Que bom podermos estar em casa com nossos queridos familiares e vir ate o laptop e desfrutar de artigo e video tao sublime.Deus esta ai com toda certeza;trazendo pelas maos e mente de um ser humano o que ELE queria que nos lembrassemos.Bom estar aqui Mauricio e desfrutar dessa troca tao verdadeira e positiva.Obrigada ,meu querido por mais essa mensagem!

    ResponderExcluir
  12. Postado por:Márcia Ito,
    Massoterapeuta na Clínica Shiatsu Luiza Sato Hoje em Mato Grosso do Sul, sua terra natal.

    Na noite de ontem 24 dezembro, me lembrei mais uma vez do Padre Bush da Igreja nossa senhora das dores em Campinas, e resolvi dar uma olhada na net se havia alguma informação sobre ele e me deparei com a triste notícia que ele havia falecido há pouco...
    Em maio de 2004, meu irmão se suicidou e eu estava esperando o tempo passar para amenizar a dor da perda e outros sentimentos que estavam ficando cada vez piores e foi quando me abri com um dos clientes que frequentava a Clínica onde eu trabalhava e ele me disse sobre o Padre que sempre dava as palavras certas para serem ouvidas naquele dia e a casa era sempre cheia pelo mesmo, e isso era algo de uma semana após a ida do meu irmão, achei interessante, mas não me decidi. Na semana seguinte, este mesmo cliente voltou e lá o mesmo assunto e mais uma vez me disse e resolvi que sim, que iria e não tinha nada a perder, verifiquei os horários e pensei vou tentar falar com o Padre bem antes de iniciar a missa mas acabei me atrasando um pouco do previsto e sentei, esperando a missa se iniciar, não sabia o rosto do Padre e perguntei para a colega do lado e ela disse é aquele, e ele estava passando bem próximo de mim e acabei ficando com uma vontade de chegar a ele mas não tive coragem e aguardei a missa se iniciar, e quando terminou ele já logo entrou para dentro e pensei e agora? Ah mas não vim até aqui e voltar sem a sua palavra, eu precisava ouvir-lo, mas não tinha a dimensão do que teria de retorno e fui correndo a sua procura, minha cabeça estava tão confusa que antes de chegar nele confundi como outro Padre e perguntei sobre ele e me direcionou, ele estava em frente do armário tirando a vestimenta superior e quando me viu, fez uma cara de quem estranhou e segui assim mesmo até ele e bom não lembro se perguntou algo para mim antes de começar a conversar e quando eu ia falar não consegui, meus olhos se encheram de lágrimas e travei, não conseguia abrir a boca, foi quando ele percebeu a situação, me acolheu e acalmei para perguntar sobre uma dúvida. Disse a ele que segundo a Bíblia quem se suicida não ascende e eu sentia a necessidade de fazer algo para ajudá-lo e o Padre me passou a sua palavra: a Bíblia foi escrita por Homens e que Deus é muito, mas muito mais misericordioso e generoso quanto imaginamos, parei e fiquei olhando pensando sobre o que disse sobre a Bíblia, o agradeci e ele me beijou a testa fez o sinal da cruz e disse que se precisar sempre estaria a dispor. No caminho percebi que mal sentia os meu pés no chão e meus olhos haviam levantado e enxergava tudo lindo e senti uma imensa felicidade e paz. O tema da missa no dia era Ascensão de Cristo e como estava muito sensível, só lágrimas, mas foi como tinha que ter sido, assistir a missa primeiro...
    Hoje sinto que meu irmão está bem, sempre tive sonhos com ele e muito assustadores desce criança, que sempre estava em situação de perigo e eu nunca conseguia ajudá-lo, acordava assustada antes, mas o último sonho, coisa de 1 ano, ele estava tranquilo e perguntava do nosso pai com uma voz tranquila, estranhei a pergunta por não estavam se entendedo bem antes de partir e... bom, isso para mim no final é um bom sinal!
    ______________


    Maurício, eu só queria compartilhar com vc sobre o Padre Bush, quando me disse sobre a Bíblia, penso ainda até hoje sobre este assunto, e li sobre o seu artigo e vi que não pensamos muito diferente. _______________________________

    Ficou para mim a idéia deste Ser, algo como Santo ou algo parecido ou mais, e que todas as palavras sábias que foram refletidas e colocadas por ele não ficassem totalmente em vão. !
    Palavras ou ensinamentos que Padre Bush nos deixou, e deixar espaço para os leitores que o ouviram, compatilharem as palavras sábias com outras pessoas, e para os conservadores presos a uma linha.
    Abraços!
    Márcia

    ResponderExcluir
  13. Muito emocionante e sensivel esse artigo seu e com certeza " o ser humano é um pedaço invisível de Deus" assim como vc que com esse dom sublime nos proporciona momentos muitos significativos e enternecedores para nossas vidas .

    ResponderExcluir
  14. Caríssimo, como é gratificante ler os seus artigos; esse é especial; me sentí maravilhada por tamanha sabedoria de sua parte e vejo que, realmente, como disse o Padre, vc é um ser iluminado por Deus. Um grande beijo no seu coração e muita luz no seu caminho, hoje e sempre... nina

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar aqui as marcas de sua passagem...
Seus comentários serão sempre bem vindos.